Os gatos laranjas são conhecidos pela beleza única e fascinante. E chamam a atenção por onde passam. Uma característica comum entre felinos alaranjados ou ruivos é que normalmente costumam ser dóceis, simpáticos e carinhosos. E ganharam fama através de personagens da literatura infantil como o Gato de Botas, que ganhou versão cinematográfica, e o Garfield, o impagável protagonista da história em quadrinhos.
Gatos laranjas costumam miar alto e com frequência
Oficialmente, existem várias raças de gatos laranjas e uma curiosidade a respeito deles é que são machos em sua maioria. A pelagem nesse tom é resultado de um gene específico ligado ao cromossomo X, embora seja encontrado em ambos os sexos. Outra curiosidade é que muitos deles miam alto e com frequência, o que lhes conferem a alcunha de “cantores”. Esse “talento” pode agradar a alguns tutores, mas pode também incomodar a vizinhança.
Confira as raças mais populares de gatos laranjas
Persa laranja – com pelagem fofa e sedosa, é um dos mais antigos do mundo e, como indica o nome, acredita-se que tenha surgido naquele império asiático. Garfield é um autêntico representante da raça: avesso à agitação e adepto de cochilos ao longo do dia
Maine coon laranja – original dos Estados Unidos, destaca-se pelo tamanho e remete a um felino selvagem com pelos longos e alaranjados. Conhecido como gigante gentil pela personalidade afetuosa e pelo porte: medem até 1m e o peso pode chegar aos 10kg. É brincalhão, sociável e inteligente.
Munchkin – apelidado de salsicha devido ao corpo alongado e às pernas curtas, tem temperamento tranquilo. Adora explorar o ambiente, mas os movimentos limitados por conta de seu porte a exige atenção do tutor. Ele pode se machucar ao tentar subir ou descer de algum lugar.
Bengal laranja – raça híbrida, a pelagem é o ponto forte pela consistência suave e pela cor, que varia de laranja brilhante a dourado e ocre, com reflexos dourados. A aparência lembra a de um leopardo selvagem, de quem descende. Extroverdito e energético, é ideal para tutores que desejam um pet ativo e brincalhão
Bobtail americano – o rabo curto é a sua mais marcante característica. A pelagem é de
cor variada, mas o laranja e o branco ou manchado de laranja são predominantes. São dóceis, brincalhões e inteligentes.
Lenda ou não, as diferentes cores de um felino teriam significados especiais. Um bichano com pelos alaranjados estaria associado a força, intuição coragem, prosperidade e compreensão. Esses atributos também se estenderiam a pessoas com as quais ele vive.