Panorama PetVet

Número de cães e gatos no Brasil pode ultrapassar 100 milhões até 2030

Numero-de-caes-e-gatos
Foto: Freepik

O número de pets nos lares brasileiros cresce a passos largos, consolidando o mercado pet como um dos mais promissores do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para a Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o Brasil poderá ter cerca de 101 milhões de cães e gatos até 2030. Esse aumento representa 26% em relação a 2019, reforçando o potencial do setor para novos investimentos e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Além do crescimento na população de pets, a expectativa de vida dos animais também aumentou consideravelmente. Atualmente, cães vivem, em média, entre 10 e 15 anos, enquanto os gatos podem atingir de 12 a 16 anos. Esse avanço está diretamente relacionado à evolução nos cuidados com a saúde animal.

A nutrição balanceada é fundamental para prevenção de doenças, crescimento saudável, manutenção da saúde óssea, da pele, da pelagem e do sistema imunológico, o retardamento do declínio cognitivo e o aumento da longevidade.

“Os nutrientes essenciais na dieta dos pets incluem proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água’’, comenta Dorie Zattoni, veterinária da Brazilian Pet Foods e colunista do Panorama PetVet.

Além do número de cães e gatos

Atualmente, o Brasil conta com 160,9 milhões de pets, incluindo cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos, segundo pesquisa da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB), divulgada em 2024. Os cães lideram, com 62,2 milhões, seguidos pelas aves ornamentais, com 42,8 milhões, e pelos gatos, com 30,8 milhões.

Sair da versão mobile