Panorama PetVet

Não deixe seu cachorro comer chinelo de forma alguma

tipos de pitbull

Ato recorrente na casa de muitos tutores de pets, pode ser comum que seu cão goste de comer chinelo. Porém, mesmo que seja um costume de muitos animais, seja por brincadeira ou por querer realmente ingerir a borracha, é necessário que isso nunca seja normalizado pela família. A ingestão da borracha pode danificar a saúde do animal, além de causar um prejuízo na aparência do calçado. Sabendo disso, é missão do tutor se manter em alerta para cachorros que fazem isso habitualmente. Deseja saber como diminuir essa incidência na sua casa e os problemas dela? Leia o artigo abaixo.

Faz mal deixar o cachorro comer chinelo?

Assim como diversas outras ações estranhas, porém, regulares do dia a dia dos cães, comer o chinelo do tutor – seja brincando ou procurando se satisfazer, pode ser um problema para o organismo do animal. A ingestão de alguns pequenos pedaços da borracha presente no calçado pode fazer com que o pet engasgue, ficando sem respirar e podendo até ser fatal por conta disso, visto que o material é super resistente.

Obviamente, o tutor pode até deixar que o cão brinque com o chinelo, mas muitas vezes nem fazem ideia que, caso ingerido, isso faz mal sim. Além do risco do engasgamento, por ser uma composição estranha adentrando ao organismo do pet, ele pode ter seu sistema digestivo acometido, resultando na necessidade de cirurgia para remover o material feita por um médico veterinário de confiança.

Vale ressaltar que, mesmo com os riscos já citados sendo altamente perigosos para a integridade do animal, ele ainda fica à mercê de contrair alguma doença trazida da rua pelo tutor ao lamber a sujeira no chinelo presente. Não deixe que seu cachorro comer chinelo, já que além dos custos com um novo pisante você ainda colocará em risco a saúde de seu amiguinho de quatro patas.

O que fazer se meu cachorro comer chinelo?

Mesmo que se mantendo atento às peripécias do cão durante a maior parte do dia, nem sempre os tutores podem monitorar totalmente o que seu animal está fazendo. Muitas vezes também, em um momento de distração, é possível que um chinelo esteja esquecido no chão e surja um prato cheio para o pet. Então é importante saber o que fazer nesses momentos, sem causar desespero e buscando a melhor maneira de resolver o que está acontecendo. Veja o que fazer:

Tenha atenção para sinais que não são comuns no dia a dia do animal, como salivação excessiva, vômitos, dificuldade para respirar ou engolir, agitação, e maiores desconfortos. Isso pode representar que o cão está engasgado.

Se o cão comer chinelo e não conseguir soltá-lo naturalmente é necessário verificar se ele está na boca ou na garganta, ajudando-o a remover com cuidado. Muito cuidado. Qualquer movimento brusco pode deixar o cão irado e fazer com que ataque, então se não conseguir retirar sozinho, vá a um médico veterinário o quanto antes.

Após a ocorrência e a solicitação de um profissional veterinário, orientações específicas serão fornecidas com base no tamanho, na condição, idade e raça do animal. A necessidade ou não de cirurgia partirá de sua avaliação, sendo que em algumas vezes ele também pode solicitar exames como radiografias e ultrassonografias para identificar melhor onde a borracha está do sistema digestivo do bichinho, além de passar o tratamento mais indicado.

Como fazer com que meu cão não coma meu chinelo

Se você tiver um cão que gosta de comer chinelo, é necessário que antes de tudo seja analisada a causa que motiva essa ação do bichinho. Pode ser gerada pela troca de dentição, ansiedade de separação, tédio, ou apenas desobediência. Mais uma vez o enriquecimento do ambiente se torna imprescindível para lidar com esse problema, comprando brinquedos e ensinando comandos de adestramento com particularidades pela casa.

Utilizar brinquedos e mordedores para distrair seu pet pode ser uma ótima opção, ativando seus sistemas interativos e evitando seu tédio. Brinque com ele sempre que possível, claramente, usando brincados apropriados para cachorros. Se for motivada pela troca de dentição, ofereça um mordedor para o animal, visando algo macio para que seja bastante mordido e supra a falta de um belo chinelo.

Adestrando o cachorro fosse pode ensinar que não é certo pegar e comer chinelo do tutor, além de outros comandos para entender que a ordem de sua família deve ser seguida como em uma matilha. Essa também é uma ótima maneira de fortalecer laços entre cão e tutor, podendo ajudar até psicologicamente para evitar esse comportamento dos animais.

Sair da versão mobile