Panorama PetVet

Identificação e tratamento de alergias em cães

Alergias em cães

Boa parte dos tutores ainda têm dificuldade em identificar e tratar alergias em cães. Apesar de que, realmente é uma dúvida na qual, sem buscar saber, será impossível tirar. São injeções de alergia, mudanças na dieta ou outros remédios que são indicados para tratar a condição? É o que vamos ver na matéria de hoje. Por tudo isso, vamos falar sobre como as alergias afetam os cachorros: tudo o que você precisa saber para identificar e tratar, de modo a ajudar a cuidar do seu melhor amigo.

Sintomas de alergias em cães

Uma das primeiras coisas que os tutores devem saber para identificar as alergias de seus cães é conhecer os sinais e sintomas. Os mais comuns são coceira intensa, vermelhidão da pele, descamação, inflamação e lesões na pele.

Alguns pets também apresentam queda de pelo ou alopecia, ressecamento, crostas, descoloração, áreas de pelo mais curto e mau odor. Os sintomas respiratórios também podem ser observados, tais como espirros, tosse e dificuldade de respirar.

O que causa alergia em cães?

As alergias dos cães estão geralmente associadas a fatores externos, como poeira, sementes, ácaros e outros tipos de insetos, contaminação química, alimentos, plantas, ervas, pólen, água, cosméticos e medicamentos, entre outros fatores.

Na maioria dos casos, os doguinhos desenvolvem alergias aos alimentos ou aos fatores ambientais, como poeira, ácaros, pólen, etc. Embora as alergias alimentares também possam desenvolver-se, os fatores ambientais são mais comuns.

Diferentes formas de tratamento de alergia nos cães

É importante que seu cão seja avaliado por um médico-veterinário para determinar a causa e o melhor tratamento para as alergias. Geralmente, os procedimentos incluirão medicamentos, dietas modificadas, remoção de fatores desencadeantes do ambiente e tratamento das lesões da pele em casos mais graves.

Os medicamentos são, geralmente, prescritos para aliviar os sintomas relacionados às alergias, como prurido, inflamação e coceira. Estes podem incluir anti-histamínicos, esteroides tópicos ou orais, imunossupressores e outros. Se a causa for alimentar, o veterinário poderá recomendar uma dieta específica para tratar a alergia alimentar.

Prevenção para alergias em cães

A melhor maneira de prevenir alergias em cães é remover os fatores desencadeantes do ambiente, como poeira, alérgenos, ácaros, etc. Por exemplo, caso seu cão seja alérgico à poeira, é importante limpar o ambiente com mais frequência, usar aspirador de pó e lavar frequentemente as roupas de cama e os tapetes.

Caso o seu cão seja alérgico a algum alimento, é recomendado optar por uma dieta hipoalergênica e evitar alimentos que possam causar alergia.

Por fim, proteja seu cão de fatores desencadeantes alergênicos como insetos, alérgicos à água, pólen, alérgenos e alimentos.

Cuide de seu melhor amigo e previna alergias

Alergias em cães são comuns e podem ser desencadeadas por fatores ambientais ou alimentares. Os sinais e sintomas mais comuns desta condição são coceira intensa, vermelhidão da pele, descamação, inflamação e lesões na pele. Já o tratamento mais comum consiste em medicação, mudança da dieta e remoção dos fatores desencadeantes do ambiente.

A melhor maneira de prevenir as alergias em cães é remover os fatores desencadeantes do ambiente, como poeira, alérgenos e ácaros, optar por uma dieta hipoalergênica e evitar alimentos que possam causar alergia.

Seu cãozinho passa por dificuldades com alergia? Lembre-se que a consulta veterinária é sempre a melhor opção!

Sair da versão mobile