Panorama PetVet

Gato munchkin: aparência única e audácia para superar barreiras

gato munchkin

As patas curtas que chegam, no máximo, a 20 cm de altura, é o que mais chama a atenção no gato munchkin. Esse aspecto peculiar fez com que ganhasse apelidos, os mais comuns, anão, nanico e salsicha. Pela semelhança física, é comparado ainda a seu equivalente canino, o dachshun, com o qual guarda semelhança física.

A origem da raça é bem recente, início dos anos 80 do século passado, há menos de 50 anos.O que se discute é se a deformidade física foi resultado de uma mutação genética natural ou de interferência humana. Criada nos Estados Unidos, a raça teria surgido a partir  de uma gata vira-lata prenha, portadora de uma anomalia genética chamada acondroplasia. Denominada blackberry, ela e um dos filhotes foram depois cruzados com outros gatos de rua, consolidando a raça.

Alvo de polêmica, gato munchkin é reconhecido por órgão internacional

A controvérsia chegou ao ponto de levar o principal órgão para registro de gatos na Grã-Bretanha a se recusar a reconhecer a raça. O argumento usado foi o de que a intenção de criar gatos “fofos” não considera os problemas de saúde que possam apresentar devido à má formação das patinhas. O gato, porém, foi legitimado no programa de criação de raças da Associação Internacional de Gatos (TICA), em 1994.

De fato, as patas encurtadas impõem  dificuldades ao felino, principalmente quanto à mobilidade. Ele não consegue, por exemplo, sustentar a coluna vertebral que se curva demasiadamente para dentro e acarreta problemas de desvios como a lordose. Artroses, artrites e hérnias de disco são outras lesões a que está sujeito, causando dor e podendo evoluir para quadros incapacitantes.

Enriquecimento ambiental

Atividades como saltar, subir e descer, comuns a felinos domésticos, representam um desafio para o gato munchkin. Mas nem por isso ele se deixa intimidar e logo encontra um jeito de driblar suas limitações físicas e pular sobre “obstáculos”. O tutor pode “dar uma força”, adaptando o ambiente com escadas, nichos e prateleiras para gatos. Esses equipamentos facilitam a subida e descida de evitam saltos mais longos, preservando sua espinha. O cuidado se estende ainda à caixa de areia, que deve ser mais baixa.

A pouca flexibilidade, decorrente de sua anatomia, é empecilho para que o munchkin faça autolimpeza do corpo alongado. Ele não consegue se curvar o suficiente para alcançar os pelos. As particulares físicas, no entanto, não torna sua criação mais difícil para os tutores. De pequeno a médio porte, o peso pode chegar a 5 kg e ele tem expectativa média de vida de 15 anos.

Temperamento dócil e tranquilo

A despeito da constituição física, é um gato extremamente rápido e ágil, que gosta de correr e explorar o espaço ao seu redor. E mostra perícia sem igual para executar curvas fechadas. As patas traseiras são ligeiramente maiores que as dianteiras e, por isso, é comum vê- lo, em pé, apoiado sobre as primeiras, ao estilo canguru. Deve ser estimulado com brincadeiras como pega-pega e comedouros interativos quebra-cabeça, em que é levado a farejar o petisco ou ração escondidos.

Bastante sociável e brincalhão, se dá bem com crianças e outros gatos. O tutor deve, contudo, ficar atento quando seu pet estiver junto com exemplares de outras raças. A interação é saudável, mas o risco de brigas deixará o munchkin em desvantagem e sujeito a se machucar com arranhões e outros ferimentos mais graves.

Nome da raça inspirado em clássico do cinema

Os demais cuidados são comuns a todas as raças. A alimentação deve ser balanceada e em quantidade controlada por conta de seu corpo robusto, com tendência à obesidade. A pelagem, em todos os padrões e cores, escovada duas vezes por semana,  a mantém felpuda e sedosa. As unhas devem ser  aparadas a cada 15 dias. Vacinação e vermifugação em dia e visitas anuais ao veterinário garantem a qualidade de vida do pet.

Um fato curioso é que o nome da raça seria uma referência ao filme O mágico de Oz, cujos personagens da terra dos Munchkins eram anões. Lançado em 1939, tornou-se um clássico do cinema.

Sair da versão mobile