Compreender como os animais são afetados pela doença e qual o cuidado adequado ajuda no enfretamento de qualquer problema. É aqui que entramos. Falaremos hoje sobre as doenças comuns em cães e gatos, quais são os primeiros sinais de que o animal está doente, quais são os cuidados de que ele precisa e como devemos identificar e tratar procedimentos.
Doenças infecciosas
Doenças infecciosas são as mais comuns entre cães e gatos. São provocados por agentes externos, como vírus e bactérias. Eles podem ser transmitidos de um animal para outro, de um bichinho para o seu tutor e através de ambientes visitados por eles. Os sintomas mais comuns são diarreias, tosse, vômitos, febre, letargia, perda de apetite e inchaço.
Doenças parasitárias
Outra condição que acomete cães e gatos é a de parasitas. Estes são organismos que vivem no corpo de um animal, alimentando-se de seu sangue ou de outras células. Os mais comuns são pulgas e carrapatos, causando coceira e desconforto. A coceira e vermelhidão, aumento dos ácaros, sangue nas fezes ou nas fezes e vômitos, e a perda de pelos são principais sinais.
Doenças autoimunes
Muitas doenças autoimunes podem atingir cães e gatos. Elas são causadas pelo sistema imunológico do animal, que ataca as células saudáveis do corpo, causando inflamação e dor. Os sintomas mais comuns destas doenças são inchaço, dor, perda de apetite, tosse e falta de energia.
Doenças de pele
As inflamações na pele são bastante comuns nos cães e gatos, provocando dor, coceira e desconforto aos animais. Geralmente é causada por bactérias, fungos ou vírus, e podem ser agravadas por alergias e temperatura. Os incômodos comuns são erupções cutâneas, coceira, vermelhidão, descamação, perda de cabelo, inchaço e inflamação.
Doenças do trato urinário
As infecções do trato urinário em animais domésticos, especialmente nos cães são motivadas por bactérias, além de estresse ou alimentação inadequada. As manifestações comuns incluem dor ao urinar, sangue na urina, odor desagradável na urina, perda de apetite, vômitos e diarreia.
A melhor maneira de prevenir doenças comuns em cães e gatos é através da manutenção regular da vacinação, além de um estilo de vida saudável. O uso consistente de produtos antiparasitários também ajuda evitar infecções parasitárias.
Tratamento
O tratamento deve ser direcionado para a causa específica da doença e varia de acordo com a doença, podendo incluir a administração de antibióticos, antifúngicos, cuidados com a dieta, uso de medicamentos para tratar alergias ou infecções e tratamento de parasitas.
Doenças comuns em cães e gatos podem ser prevenidas, identificadas e tratadas. Com a administração da vacinação adequada e um estilo de vida saudável é possível evitar que o animal contraia qualquer tipo de doença