
Mudar de casa é uma experiência estressante para qualquer pessoa, mas para os gatos, que são animais que gostam de rotina e são apegados ao seu território, essa transição pode ser ainda mais desafiadora. Para ajudar seu amigo de quatro patas se sentir em casa e minimizar o estresse durante a mudança, é preciso tomar algumas precauções e seguir algumas etapas essenciais.
Como adaptar o gato a nova casa
Prepare o lar
Coloque alguns objetos do lar antigo na nova residência. Mantenha caminha, bebedouro, comedouro e brinquedos já utilizados pelo pet. Assim, ele se sentirá mais familiarizado. É recomendado instalar redes de proteção em todas as janelas para não deixá-lo com livre acesso à rua.
Deixe-o em um cômodo com pouca movimentação
No início, é importante que o pet tenha um espaço só para ele. Por isso, deixe-o em um cômodo específico. Com o tempo, ele vai espalhando seu cheiro pelo ambiente e, quando se sentir pronto, irá avançar para outros locais da casa.
Invista em novos brinquedos
Para o gatinho se sentir bem, mantenha sempre o ambiente com novos brinquedos. Para fazer com que o animal explore todo o espaço, é importante que tenha objetos interessantes espalhados por aí.
Considere o uso de feromônios
Os feromônios são liberados em um processo natural dos bichanos, especialmente quando eles se esfregam em móveis ou nas pernas dos tutores. Esse “cheiro” que o pet libera no espaço é uma marca invisível, mas indica que aquele lugar é seguro.
É possível encontrar esse fenomônio em lojas de produtos pet. Basta aplicá-lo em um cômodo para o bichinho reconhecer o odor e ficar mais confortável.