
O Dia das Crianças é comemorado neste sábado (12). Já no mundo pet, a data é marcada como Dia do Filhote. Essas fofuras cheias de alegria iluminam nossos dias, trazendo muito amor aos lares. Está pensando em ter um novo amigo? A seguir, saiba como ajudá-lo a se sentir em casa.
Dia do Filhote: 7 dicas de adaptação
Adaptação aos poucos
Deixe o filhote a cheirar tudo ao seu redor, explorando o ambiente no próprio ritmo. Para facilitar a adaptação à nova rotina, leve um objeto que estava com ele no antigo lar. Assim, o bichinho terá algo familiar no ambiente desconhecido.
E lembre-se de ser paciente nesse momento. Quanto mais ele se sentir seguro, mais rápido será a adaptação.
Ambiente confortável
Ao contrário dos bebês, os filhotes sabem quando precisam dormir. Pensando nisso, crie um ambiente confortável para descanso, com caminha, cobertor e brinquedos. Coloque comedouro, bebedouro e tapetinho higiênico em um lugar próximo.
Garanta entretenimento
Entreter o pet também ajuda (e muito) na adaptação, especialmente quando ele estiver sozinho. Além disso, nessa fase da vida, o cachorro está desenvolvendo a dentição, e brinquedos e mordedores aliviam a dor.
Alimentação adequada
Para deixar as refeições mais completas, podem ser inclusas ração seca ou úmida, já que ambas trazem benefícios a vida dos pets. Os grãos secos mantêm a higiene bucal, reduzindo o aparecimento de placas e de tártaro. Já os sachês oferecem uma maior quantidade de água, que ajuda na hidratação, e maior absorção dos nutrientes.
Atenção com outros pets
Tem outros animais de estimação em casa? Mantenha a rotina como de costume, com passeios, brincadeiras e carinhos. Para que eles se conheçam, faça o encontro de forma gradativa.
Treinamento caseiro
Os primeiros meses de vida do cachorrinho demandam muita paciência, afinal, ele ainda está descobrindo como tudo funciona. Ensine-o a obedecer por meio do reforço positivo. Ou seja, quando ele se comportar, lembre-se de fazer um elogio e recompensá-lo com um petisco ou carinho. A partir disso, ele entenderá o que é ou não permitido fazer.
Leve-o para o veterinário
Leve seu pet ao veterinário de sua confiança para check-ups. Além disso, a partir da sexta semana de vida, o cão já pode tomar as vacinas polivalentes que protegem contra diversas doenças graves, como leptospirose e hepatite. Clique aqui para saber tudo sobre o calendário de vacinação canino.