Panorama PetVet

Conheça o Akita: o maior cão do Japão

Akita

O Akita é o maior e mais popular cão do Japão. Possui uma aparência distinta, estatura impressionante e uma personalidade forte e única. Nesta seção, conheça melhor o Akita, o cão japonês mais interessante do mundo.

Não confunda Akita e Shiba

Quando pensamos nos cães que estamos acostumados aqui no ocidente, o Akita tem um aspecto bem distinto. Só que ele tem um “priminho” muito parecido: o Shiba.

A principal diferença entre as duas raças é o tamanho. O primeiro tem um corpo é forte e musculoso, com pernas e orelhas longas. Enquanto o segundo é menor e fica apenas no porte médio

Voltando ao centro deste texto, seu pelo é curto e macio e a maior parte deles tem um belo tom caramelo. Mas as cores não se restringem por aí. É possível achar cães da raça com pelagens dourada, branca e preta também.

Em média, os machos adultos medem de 64 a 70 cm de altura e as fêmeas medem de 58 a 64 cm de altura. O peso médio para machos é de 30 a 34 kg e para as fêmeas é de 25 a 30 kg.

Uma curiosidade interessante é que o Akita, assim como os Chow Chow e os Shar Pei, pode ter a famosa e intrigante língua azul.

Comportamento e personalidade

Apesar de terem um tamanho impressionante, os cães da raça Akita são conhecidos pelo seu temperamento calmo e sua inteligência. Eles têm uma grande energia e gostam de exercícios, de brincar e de um bom banho de sol. No entanto, também são muito afetuosos e apegados.

Outros traços amplamente reconhecidos são sua lealdade e coragem. Eles são muito úteis para pastoreio e podem ser utilizados como cães de guarda.

No entanto, por serem cães muito protetores com seus tutores, podem mostrar seu lado agressivo em algumas ocasiões.

Lealdade sem limites

Falamos que a lealdade do Akita é uma característica muito especial desse animalzinho. Há, inclusive, uma história que ilustra isso muito bem.

Um professor universitário, chamado Hidesaburo Ueno, tinha um cão da raça chamado Hachiko. Quando ia ao trabalho, o cãozinho sempre o acompanhava até a estação de trem.

Mas não para por aí. Ao voltar para casa, Ueno sempre encontrava o fiel escudeiro Haciko esperando por ele na estação. Só que um dia, em maio de 1925, o professor não voltou. Sofreu uma hemorragia cerebral enquanto trabalhava e faleceu.

Pelos próximos dez anos, Haciko continuou indo, diariamente, a estação, sempre na esperança de reencontrar seu amado tutor. A história motivou dois filmes: um em 1987 e outro em 2009, o famoso Sempre Ao Seu Lado.

Hoje, quase cem anos depois, há uma estátua em homenagem ao Akita do lado de fora da Estação Shibuya, em Tóquio.

Cuidados

Assim como qualquer outro cão, o Akita precisa de atenção e carinho, além de alguns cuidados especiais. É recomendado que eles façam exercícios diariamente para manter sua saúde mental e física em dia.

Eles também precisam de banhos regulares, alimentação balanceada e visitas ao veterinário para que sua saúde seja monitorada.

Em Resumo

O Akita é o maior e mais conhecido cão do Japão. Possuem uma aparência distinta (apesar de sua semelhança com o pequeno Shiba) e uma personalidade muito forte.

São conhecidos por sua astúcia, lealdade e coragem, além de serem excelentes pastores. Eles requerem cuidados especiais, como exercícios diários, banhos regulares, alimentação balanceada e visitas ao veterinário.

Portanto, se você está considerando viver com um Akita, este é um grande e muito devotado cão que você não se arrependerá de ter ao seu lado (sempre).

Portanto, se você está à procura de um companheiro leal e protetor, esse cachorro pode ser a opção perfeita para você. Mas antes de tudo, lembre-se de que todos os cães precisam de cuidados especiais para que possam desfrutar de uma vida saudável e feliz.

Sair da versão mobile