O buldogue é uma raça muito apreciada pelos humanos no mundo inteiro, existindo diversas variações de acordo com seu local de origem, mudança genética e influências. Por exemplo, o francês e o inglês são uns dos mais queridos, e mesmo que sejam da mesma família e tenham características semelhantes, carregam exclusividades que os tornam uma das raças mais frequentes entre famílias de pet.
Conheça as principais raças de buldogue encontradas no Brasil
-
Buldogue francês
Os buldogues franceses são considerados uma das variações com mais energia para gastar, sendo um dos mais queridinhos atualmente. Eles têm uma musculatura forte e achatada, e uma personalidade dócil e companheira, formando um belo contraste como se fosse “impositor e fofo”. Possuem menos rugas quando comparado aos outros buldogues e carregam uma boa variedade de cores. Por conta de seu alto grau enérgico, muitas vezes eles podem ser teimosos, brincalhões e precisarem de muito passeio. O recomendado é o adestramento quando filhote para melhor adaptação. O buldogue francês é uma ótima opção para famílias que buscam um amiguinho.
-
Buldogue inglês
Diferente dos buldogues franceses, o buldogue inglês é robusto, com a cabeça mais quadrada e tem muito mais rugas pelo rosto e corpo. Sua orelha também é caída e menor do que a dos outros, facilitando na identificação.
A personalidade do buldogue inglês é impressionante, tendo em vista que, ao contrário do que indicam suas características físicas, ele tem temperamento calmo, amoroso e tranquilo. É muito preguiçoso e não precisa de tantos passeios quanto seu primo da França. Mede aproximadamente 40 cm e pesa até 25kg.
-
Buldogue americano
O buldogue americano é o maior dos tipos da raça. Inicialmente um cão de caça e de pastoreio, ele pode ter medidas e peso de até incríveis 70 cm e 55 kg. Até por conta disso, se torna mais facilmente identificável do que os buldogues menores.
Além do tamanho, ele se destaca por seu rosto redondo com bochechas e orelhas caídas. É um cão inteligente e muito apegado aos tutores e, em toda a história, agiu de acordo com a criação, então seu comportamento pode variar muito. Assim como o buldogue francês, os americanos têm muita energia para gastar.
-
Buldogue campeiro
O buldogue campeiro é a variação menos conhecida das aqui existentes, embora tenha sido desenvolvida no Brasil. Eles são de porte médio, chegando a 55 cm de altura e variando o peso de 35 a 45 kg, sendo um pouco menor e mais leve que o buldogue americano.
O que não há como comparar é a personalidade: o campeiro é muito mais amigável e amoroso, sendo amigo de crianças e outros cães. Adora passear e aproveitar o momento com os tutores. É uma ótima opção de animal de companhia.
Fonte Redação Panorama PetVet