Panorama PetVet

Como descobrir o sexo do filhote de cão

Sexo do filhote

O momento do nascimento de um cão é super especial para a família, mas também consideravelmente questionador pela descoberta do sexo do filhote. A missão de proporcionar os melhores primeiros passos possíveis para o animalzinho é muito importante para o tutor. E, por meio do entendimento de que o cachorro é macho ou fêmea, que muitas coisas serão determinadas para sua vida. Muito se diz sobre a personalidade de cada um, necessidades, determinação de nome do pet e muito mais.

Conforme o cão fica mais velho, não há problema algum para identificar qual o sexo do animal, pois os órgãos sexuais já são desenvolvidos e ficam claramente visíveis ao tutor, e é a partir dali que se delimita. Porém, descobrir o sexo do filhote pode ser uma tarefa um pouco mais complicada, já que as evidências são mais escondidas dificultando alguma definição. Mesmo assim, há formas de identificar se o seu filhote é macho ou fêmea mesmo que seja recém-nascido. Entenda quais são essas técnicas abaixo.

Posição do órgão sexual determina o sexo do filhote

Quando mais velho, o sexo do animal é facilmente reconhecido pelo órgão sexual. Porém, quando filhotes as genitálias ainda não são tão visíveis e nem desenvolvidas para reconhecer de maneira fácil se o cão é macho ou fêmea. Sendo assim, a melhor opção é observar a posição do órgão. Procure a vulva ou o pênis do cachorro, de forma que, se estiver bem no meio das patas, apenas alguns centímetros abaixo do ânus, será uma vulva, ou seja, uma cadela. Caso o filhote for macho, seu pênis estará localizado um pouco mais para cima, quase na barriga e depois do umbigo. E sim, é possível identificar pela região em volta mesmo que o órgão esteja escondido.

Formato do órgão sexual

A diferença dos formatos dos órgãos sexuais também é responsável por determinar o sexo do filhote. Não apenas a posição pode identificar isso quando o cão ainda é pequeno, mas dá para perceber pelas formas do órgão. As fêmeas contam com um formato que lembra uma folha, um pouco mais alongado, remetendo à vulva. Enquanto isso, os machos ficam com o pênis menos facilmente identificados por essa técnica, já que fica escondido e coberto de prepúcio – uma pele que envolve o órgão, sendo apenas um pontinho no meio da barriga, não tanto apresentável quanto o da fêmea.

As “tetinhas” determinam o sexo do filhote?

Geralmente, as “tetinhas” dos cães filhotes são mais aparentes do que o normal dos adultos. É padrão que o tutor acredite que, por conta disso, seja certo que é uma fêmea. Porém, não e tão correto assim, já que são comuns em todos os cachorros durante os primeiros meses de vida. Então, vale a pena adiantar que não é porque os mamilos dos animais estão mais elevados que, necessariamente, será uma fêmea. Utilize a posição e o formato das genitálias para determinar o sexo do filhote.

E a posição de fazer xixi, influencia?

Não se deixe levar pela posição que o cão urina para determinar se é macho ou fêmea. Via de regra, o tutor leva em consideração que o cachorro faz xixi levantando a perna, e a cachorra se agachando para isso. Porém, enquanto filhotes os cães ainda não tiveram os músculos completamente desenvolvidos, e por isso o machinho urina agachado até que atinja cerca de dois meses de idade. A partir daí, seus músculos amadurecem e ele consegue fazer o xixi da maneira convencional com a perninha levantada. Então, a posição de urina também não é um fator para determinar o sexo do filhote.

Cautela na hora de analisar o filhote

Tenha muito cuidado e calma com na hora de analisar o sexo do filhote. Soubemos aqui que a principal maneira de identificar isso é por meio dos órgãos sexuais, seja pela posição ou pelo formato das genitálias. Porém, é mais do que necessário ter atenção com o animal para proporcionar o maior conforto e tranquilidade possíveis em qualquer ocasião. Seja um macho ou uma fêmea, eles ainda não são desenvolvidos e devem ser segurados com firmeza, apoiados em uma superfície segura e com confiança de que não irão cair e nem serem machucados.

O ideal para realizar essa observação é que sejam colocados de barriga para cima, e que o tutor sempre esteja segurando-o para não fugir e nem sofrer algum dano. Veja se está seguro e, principalmente, confortável, para não sentir dores e aceitar tranquilamente a verificação do sexo nos primeiros dias de vida do filhote.

Sair da versão mobile