Panorama PetVet

Collie: pouco falado e super familiar

collie

Os nomes são quase idênticos. A aparência, também é parecida. Mas hoje falaremos do collie, e não de seu primo border collie. Se você está procurando conhecer melhor essa raça de cão, este artigo é para você. Hoje, vamos explicar tudo sobre esse doguinho, desde suas características físicas até sua personalidade dócil e amigável. Já conhece um pouco sobre a história e aspectos curiosos dos collies? Veja abaixo dicas para a escolha de um filhote e informações sobre sua saúde. Confira!

História e origem do collie

O collie tem mais de 200 anos de história. Inicialmente, essa raça foi desenvolvida na Escócia para servirem como cães pastoreiros. Eles foram criados para ajudar os pastores a controlarem seus rebanhos, e são conhecidos por sua inteligência e boa disposição para o trabalho. Hoje, embora os collies ainda sejam usados para pastorear, eles também se tornaram companheiros leais e alegres para muitos lares e também participam de várias atividades, como agility, concursos de obediência e shows de beleza.

Características físicas

Cães atraentes de porte médio, os collies lembram um pouco os cães pastor. Eles têm pelos longos que produzem um efeito de ondas na parte de trás, com uma cauda longa e espessa. A cabeça do collie é estreita, com uma expressão alerta, enquanto os olhos são profundos, expressivos, geralmente de cor marrom escuro. Seus dentes são fortes e regulares, e possuem um tamanho médio. O collie pode parecer atarracado quando visto de longe, mas essa impressão desaparece quando chegamos mais perto.

Temperamento do collie

Estes cãezinhos são extremamente inteligentes e gostam de “trabalhar”, motivo pelo qual são excelentes como cachorros de obediência. Muito tranquilos, dóceis e extremamente leais a seus proprietários, são ativos, mas gostam também de ter momentos de calmaria e descanso. Pouco agressivos, os collies gostam de ser estimulados, e são particularmente apegados ao seu tutor principal. Considerados cães maravilhosos para famílias, também são bastante amigáveis e tolerantes com outros cães.

Escolha de um filhote de collie

Quando estiver pronto para escolher um filhote de collie, certifique-se de comprar ou adotar de um criador confiável e experiente. Visite o local e peça para ver os filhotes – verifique se estão saudáveis e ativos – e que todos os cuidados necessários foram tomados. Os pais dos filhotes também devem estar disponíveis para analisar. O pequenino deve sempre ser tratado com carinho e gentileza, e deve ser estimulado a brincar e socializar com o criador e seu ambiente.

Eles têm problemas de saúde?

Esses pets são geralmente saudáveis, mas como todas as raças de cães, podem sofrer de alguns problemas de saúde. Os collies são geneticamente predispostos a certos problemas de saúde, incluindo estimulação da tireoide (hipotireoidismo), displasia da anca e do cotovelo, distiquíase (afeção da pele), alergias alimentares, Doença de Von Willebrand e síndrome de desequilíbrio de electrolitos. Verifique se o criador tem todos os exames necessários para assegurar que seu filhote não é vulnerável a essas condições de saúde.

Curtiu o collie?

O collie é uma raça inteligente e leal, criada para atuar como cão pastoreiro. São amigáveis e tranquilos, perfeitos para famílias. Quando estiver escolhendo um filhote, é importante ter em mente que eles são geneticamente predispostos a certos problemas de saúde, portanto, verifique se o criador tem todos os exames necessários antes de levar o seu filhote para casa. E lembre-se, não confunda o collie com o border collie!

Sair da versão mobile