Panorama PetVet

Características do cachorro galgo

galgo

Provavelmente você já ouviu falar no cachorro galgo. Sim, são aqueles lindos cães que muitas vezes são utilizados para corridas ou como animais de caça. Porém, o galgo também deveria ser reconhecido por outro fato: ele é ótima companhia e se adapta bem em casas, já que tendem a ser mais quietos. Vale lembrar que o galgo em si não é uma única raça, mas sim um grupo com diferentes tipos e que reúne características comuns.

Independentemente do galgo em questão, muitos possuem curiosidades, jeitos e características semelhantes, sejam eles o inglês, o afegão, ou qualquer outro. Vamos conhecer hoje 7 características marcantes dessa raça.

7 características sobre o galgo

Talvez essa seja uma das características mais comuns de todos os cachorros galgos. Seu físico é facilmente reconhecível por conta das pernas longas, finas e atléticas, possuindo um corpo impositor e de respeito. Até por conta disso conseguem ser tão rápidos. Também se destaca pelo tórax profundo, ajudando no sistema cardiovascular.

Apesar de várias semelhanças nas diferentes raças do grupo de galgos, é importante salientar que o galgo não é um só. Variam em quesitos como cores, pelagens e tamanhos, apesar de a maioria ser médio ou grande.

As raças de galgos mais presentes no Brasil são: galgo espanhol e inglês, Saluki, Sloughi e Whippet.

A velocidade é a principal característica do galgo. Eles são velozes, podendo alcançar 65 km/h em corrida. A capacidade deve-se a outras características, como as pernas e a estrutura do corpo, que facilitam na aerodinâmica e aumentam a agilidade. Por todos esses fatores, antigamente os galgos foram muito utilizados como cães de caça e atualmente se destacam pela presença em corridas, que são muito praticadas na América do Norte.

O galgo é detentor de uma grande energia, e ela deve ser gasta de diferentes maneiras. Isso porque são desenvolvidos para corridas, caças e atividades que requerem muito esforço. Ter um galgo como animal de estimação, portanto, requer muitas caminhadas e atividades físicas diárias.

O cachorro galgo tem uma personalidade independente, não exigindo tanta atenção dos donos. Eles não ficam tão grudados e nem seguem seus tutores a todo canto. Mas isso não significa que não sejam carinhosos, apenas não precisam de muita atenção como buldogues, por exemplo. De qualquer forma, como demonstração de carinho, eles lambem e abanam bastante o rabo.

Esses cães já foram considerados de raças nobres, além de serem um dos cachorros mais antigos da história. Os galgos chegaram a aparecer em esculturas e monumentos do antigo Egito, há cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Também há relatos de que tanto os gregos quanto os romanos veneravam a raça, já que eram associados a cães nobres por conta da musculatura definida e corpo esbelto. Foram muito desejados pelos aristocratas durante a Idade Média.

Os galgos dificilmente apresentam problemas de saúde. Assim como aparenta o corpo, são cães saudáveis e com um organismo bastante forte se forem bem cuidados. Eles precisam de uma rotina com boa alimentação, atividades físicas constantes e frequentes visitas ao veterinário. Em caso de descuido, podem surgir doenças como a displasia do quadril.

Sair da versão mobile