Panorama PetVet

Cão sozinho em casa? Não se preocupe mais

Cão sozinho

O cão sozinho em casa pode significar um momento de apreensão e até de tristeza para o tutor de pet. Pode ser na hora de ir trabalhar de manhã, ou em um domingo à tarde para sair em família. Mas sempre que um pet vê sua família saindo de casa, um semblante deprimente e empático para o ser humano cai sobre seu rosto, ficando clara sua decepção ao “ser abandonado”. Muitas vezes, mal sabem que horas depois já terão seus queridos novamente.

Esse tempo em que os tutores estão fora pode ser complicado, não somente para o cão, mas também para a família, que pode sofrer com o animal fazendo xixi pela casa como insatisfação, mordendo móveis, tapetes e sapatos espalhados e mais peripécias. Além disso, o cachorro demonstra seu desgosto pelo momento latindo alto e chorando, podendo até alertar vizinhos. A matéria de hoje te deixará mais tranquilo para manter seu cão sozinho em casa, de acordo com algumas dicas e necessidades para seguir um processo de adaptação, evitando a angústia e a insatisfação do animal. Veja abaixo:

Cão sozinho: por que é tão difícil para o animal?

Muitas pessoas devem se perguntar o porquê de um cão odiar ficar sozinho. A resposta para isso é simples: amor. Algumas raças de cachorro mais destinadas a viverem em apartamentos acabam não sendo tão prejudicadas por ficarem tanto tempo sozinhas em casa, pois já são acostumadas, porém, em geral, a maioria dos animais de estimação convivem com esse problema. Isso porque a dificuldade em ficar sozinho em casa se dá pelo costume que o animal já tem em receber amor e carinho durante o dia inteiro, causando estranheza ao se sentir sozinho.

Só piora, pois o cão tem a impressão de que seus tutores nunca voltarão, mesmo que voltem alguns minutos depois. É válido acostumá-lo gradualmente a dormir, se divertir, comer e fazer suas necessidades mesmo que sozinho, de forma que não sinta tanta diferença ao ver seus familiares saindo de casa. Não somente a tristeza do cachorro que é poupada, mas o cão sozinho também desenvolve ansiedade de separação e comportamentos destrutivos na ausência do tutor, bem maior do que apenas a dó.

Como adaptar meu cão para ficar sozinho?

Sem pressa e nem nervosismo. Para adaptar um cão a ficar sozinho em casa é necessário entender o processo, sabendo de que seus avanços serão graduais, e com bastante gentileza, para que o cachorro saiba que tem apoio nessa missão. É recomendado treinar o animal sozinho em pequenos períodos de tempo em um cômodo isolado, para que se acostume com um ambiente sem ninguém. Mesmo que sozinho, o forneça brinquedos, água, ração e local para fazer as necessidades no cômodo, para que dessa forma tenha a experiência de como se estivesse na casa em si.

Leve em consideração promover atividades cansativas antes do momento do cão sozinho. Faça corridas, passeios, brinque de forma que fique cansado e só pense em dormir quando o tutor estiver fora de casa. Se a euforia for grande no retorno ao lar, aguarde um momento de calma do cachorro para brincar novamente com ele, para que assim se acostume a lidar com suas saídas de maneira mais natural.

Proporcione distrações para o cão sozinho em casa

Para deixar seu cão sozinho com mais facilidade, é recomendado que compre mais brinquedos de pet que o proporcione as maiores distrações possíveis. Já é fato que ficar longe dos donos não é nada legal para o pet, então, é necessário pensar em algo que tirará isso de sua mente. Os brinquedos são ótimos nessa missão, e acostumam o animal a gostar de brincar mesmo sem a participação dos tutores, e o costume fica ainda maior quando sozinho, já que é sua única “companhia”.

A relação criada entre o animal e os brinquedos será de segurança e de como se fosse um novo amigo para o cãozinho. Investir em bolinhas recheadas de ração é uma boa ideia, pois além de divertir o pet ainda recompensam suas ações com comida. Mordedores também são bem aceitos, já que é equivalente à prática de destruir os móveis, roupas e objetos decorativos encontrados pela casa. Por fim, também há casos em que o tutor garante uma piscina de bolinhas coloridas para o animal, que terá muita diversão por longos períodos.

Sair da versão mobile