
Se o seu cachorro está tremendo, é natural se preocupar e querer entender o motivo. Saiba que identificar a causa é primordial, pois só assim conseguirá tomar as medidas certas e garantir o bem-estar do seu pet. Confira as principais causas de tremores em cães e como agir nesses casos.
Cachorro tremendo: possíveis causas
Frio
Uma das causas mais comuns é o frio. Ofereça um local quente e confortável para o pet dormir e, se necessário, vista-o com uma roupinha.
Dor
Cães são resistentes à dor, o que pode mascarar sintomas de doenças ou traumas. Tremores contínuos podem indicar sofrimento físico, geralmente acompanhados de outros sinais, como vocalização, agitação, apatia, dificuldade para andar e falta de apetite.
Febre
Cachorros também podem ter febre, mas medir a temperatura em casa nem sempre é indicado. Fique atento a sinais como tremores, perda de apetite, letargia, vômitos, olhos avermelhados, cansaço, diarreia e sonolência.
Problemas nutricionais e intoxicação
Questões digestivas, como hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), podem causar tremores. Intoxicações, especialmente por ingestão de plantas tóxicas, produtos de limpeza, alho, cebola, chocolates e bebidas alcoólicas, são motivos de preocupação.
Psicológico
Medo de barulhos como trovões, fogos de artifício e música alta podem provocar tremores, além de outras causas como ansiedade, estresse, agitação e síndrome do tremor idiopático.
Idade avançada
Conforme os cães envelhecem, especialmente a partir dos seis ou sete anos, tornam-se mais vulneráveis a tremores. Esse sintoma pode indicar fraqueza muscular, problemas articulares, neurológicos ou Alzheimer canino.
O que devo fazer?
Consulte um médico veterinário de confiança para um diagnóstico preciso e tratamento preciso. A Petlove orienta procurar ajuda imediata se os tremores vierem acompanhados de sinais como vômitos, diarreia, sangramentos, dificuldades de locomoção ou desmaios, pois podem indicar uma condição grave.