O que é a dipirona e quais as indicações?
A dipirona, ou novalgina, é um medicamento analgésico que age no alívio de dores e da febre. Também pode ser prescrita por médicos veterinários para cães, aliviando dores e febre.
O medicamento é indicado, geralmente, em situações em que os sintomas são moderados. Também pode ser recomendada no pós-operatório de uma cirurgia ou em infecções. Mas em caso de dores de maior intensidade, outros remédios costumam ser os mais indicados. De qualquer forma, a atuação da dipirona é destinada a sintomas secundários, apesar de a dor e a febre poderem indicar doenças graves. Sabendo disso, sempre é necessária a avaliação de um médico veterinário antes de qualquer medida ser tomada.
Cachorro deve tomar dipirona em gotas ou comprimido?
A dosagem da dipirona deve ser aplicada da maneira mais correta possível. Existindo tanto em líquido quanto em comprimidos, o medicamento é indicado também para filhotes de cachorro, porém na primeira versão. A quantidade de gotas que devem ser dadas a um cão é baseada no seu peso, sendo recomendada uma gota a cada quilo. Por exemplo, um cão de 5 kg tomará cinco gotas de dipirona.
Cães adultos ou de grande parte podem tomar a dipirona sem mais problemas em comparação aos filhotes ou animais de pequeno porte. Mas também nesse caso, consulte um médico veterinário para que a dosagem de dipirona correta seja dada a seu pet e não tenha problemas com o medicamento.
Como dar dipirona para meu filhote de cachorro?
Fazer com que cães aceitem tomar remédio é uma missão mais complicada do que para humanos comuns. Para tornar esse momento mais confortável para o pet, algumas dicas são misturar as gotas de dipirona na ração úmida, logo quando esta for colocada no pote de comida. Assim, o cão se alimenta e toma o remédio sem nem perceber.
Cachorro tem efeitos colaterais tomando dipirona?
Assim como qualquer medicamento, a dipirona deve sim ser bem acompanhada quando aplicada ao seu cão. É preciso saber se o cachorro é alérgico ou tem contraindicações ao seu uso. A dipirona monoidratada causa alguns efeitos colaterais para o cachorro, como vômito, úlceras gástricas, gastrite e diarreia, podendo ser fatal.
Automedicação e superdosagem da dipirona para cachorro
Dar mais dipirona do que o necessário para o cachorro pode causar diversos problemas. A superdosagem pode ser evitada com uma boa administração do medicamento e a consciência da real quantidade a ser dada ao animal. Intoxicações e lesões medicamentosas podem ser exemplos de consequências da overdose de dipirona, se estendendo a problemas renais, diminuição de leucócitos, anemias e hipertensão. Para saber a quantidade certa de dipirona para cachorro e garantir a melhor qualidade de vida do seu bichinho, consulte um médico veterinário.