Panorama PetVet

Cachorro pode comer osso?

Cachorro pode comer osso?

Um osso na boca de um cão talvez seja uma das mais icônicas imagens acerca do mundo animal, sendo determinada como um gosto particular ou como uma característica marcante sobre eles. Apesar de não pertinente com a paixão imensurável que os amiguinhos de quatro patas têm, muitas vezes surge a dúvida se cachorro pode comer osso. Principalmente para tutores de pet, é necessário estar 101% inteirado na condição, já que qualquer coisa ingerida diferente das rações pode ser prejudicial, e com os ossos não é diferente. Confira na matéria de hoje se essa ação é indicada, o porquê de tanto gosto pelos alimentos e muito mais.

Descubra agora se cachorro pode comer osso

Contrariando todas as expectativas sobre essa relação de amor, é comprovado que cachorros não podem comer osso. Essa rejeição acontece por conta do despedaço de alguns ossos, como o de frango, por exemplo, que ao ser ingerido pode causar diversas lesões pelo percurso do corpo: primeiro, pode danificar a gengiva do pet, depois, pode provocar lesões intestinais, e por fim, também ameaça órgãos internos. Apesar de trazer alguns benefícios e ser uma das principais pedidas dos animaizinhos, não dê um osso não adequado para o seu cachorro.

Ossos indicados para cães

Se existem benefícios, por que não dar o osso ao cão visando ser benéfico? É para isso que são vendidos alguns específicos para o bom proveito do animal. Mas quais são eles? Os ossos produzidos especialmente para cães, que passam por uma série de qualificação antes de serem expostos nas prateleiras de pet shops, são os únicos permitidos para consumo do cachorro.

Os ossos mais indicados para o consumo de cães são os de nylon, de nó, naturais ou bovinos – sem que tenham passado por aquecimento, e os sintéticos.

Confira quais benefícios esses ossos indicados podem trazer para os cães:

Por que cachorro gosta tanto de osso?

O instinto canino é o principal fundamentador da paixão que os cachorros tem por ossos. É algo natural, já que em tese esses animaizinhos são caçadores, condição em que viviam comumente antes da ampliação da domesticação no mundo todo. Ao realizar a caça de uma presa, o normal era que se aproveitassem de toda a proteína e nutrientes possíveis, e isso inclui os ossos. Portanto, é algo que mesmo sem fazer parte do dia a dia dos cães, se torna comum pelo instinto do animal.

Apesar de conterem uma aparência nada saudável e nem nutritiva, antigamente os ossos eram usados para suprir a falta de gordura de alguns animais que tinham a carne prejudicada pelo território ou clima. Algo muito comum no dia a dia desses animais antes de serem domesticados, e era bem normal que as presas abatidas não cumprissem com a necessidade correta de gordura para os caçadores. Então, os cães eram obrigados a roer o osso dessas presas para conseguir o que não pôde ser extraído durante a primeira ingestão.

Com qual idade o cachorro pode comer osso?

É necessário que seu cão esteja com a dentição completamente formada para oferecer um osso a ele, para que desta forma não corra o risco de quebrar algum dente de leite. Aproximadamente, a partir dos quatro meses de idade o cão filhote já estaria condicionado para isso. Após essa idade, busque por um osso específico para filhotes, que garantem mais facilidade aos pequenos por serem mais macios e não gerarem prejuízos para a saúde.

Fique de olho nas brincadeiras de seu cão com ossos

Procure evitar ao máximo deixar seu cachorro brincar com um osso longe da vista dos tutores, já que ele pode engasgar ou se machucar, correndo risco fatal. Também, é recomendado que sejam escolhidos modelos não tão menores do que a boca do animal, pois isso pode levar ao engasgo também. Atenção para os pequenos pedaços que são soltos na quebra do osso.

Sair da versão mobile