Panorama PetVet

O que você precisa saber sobre carrapatos em cães

carrapatos em cães

Carrapatos em cães podem ser um verdadeiro pesadelo para qualquer tutor de pet apaixonado por seu amiguinho. Esse problema é enorme pois pode transmitir doenças, causar alergias, infecções e muito mais para seu animal de estimação. É importante que, mesmo antes de ter um doguinho, os tutores se familiarizem com as medidas necessárias para prevenir ou tratar seu cachorro de carrapatos malfeitores. Seguindo as dicas deste artigo, você poderá ajudar seu animal de estimação a ter uma vida saudável e livre de carrapatos.

Carrapatos em cães: o que é isso e qual o problema?

Os carrapatos são parasitas externos que se alimentam de sangue de cães e outros animais. Eles estão espalhados em todo o mundo, se encontrando em qualquer lugar: desde os mais comuns até os menos esperados possíveis. Podem residir em áreas naturais, pátios e parques, e por isso, diversas vezes seu dog pode estar exposto a um bichinho desse e nem imagina. O carrapato pode transmitir doenças graves e colocar em risco a vida do seu cãozinho, então, tome o máximo de cuidado!

Como identificar um carrapato no meu cachorro?

Ok, sabemos que é algo bastante grave e que deve ser cuidado de qualquer forma. Porém, os carrapatos em cães podem ser difíceis de identificar, já que são bem pequenos e, geralmente, não dão as caras. Os adultos são de cor marrom ou cinza, e medem aproximadamente 1 cm de diâmetro de comprimento. O carrapato também possui um corpo segmentado e quadrado, o tornando menos apresentável ainda. A melhor maneira de encontrar esses bichos no seu cão é verificando cuidadosamente sua pelagem regularmente, e solicitar que o profissional veterinário auxilie durante as consultas e banhos.

Como prevenir um cão de carrapatos

A melhor maneira de prevenir o aparecimento de carrapatos é mantendo o ambiente limpo. Tenha em mente isso, quanto menos sujeira, menos problemas. Sempre remova folhas mortas, detritos e outros materiais em que os carrapatos possam se esconder. Também é importante fazer exames de sangue regulares no seu cachorro para verificar se eles estão com alguma doença ou há presença do bicho. E também trate de manter seu animal de estimação longe das áreas já conhecidas pela presença de carrapatos, o que pode ser comum.

Como deve ser o tratamento de carrapatos em cães?

Se o seu cão for infectado por carrapatos, existem algumas medidas que você deve tomar para tratá-los, que são imprescindíveis à saúde e à vida do pet. Para começar, você deve checar seu cão com frequência e, caso encontre, remover carrapatos presentes que forem encontrados manualmente.

O tutor também pode usar produtos como shampoos, sprays e pós que tenham substâncias químicas em sua composição, já que esses ajudam a mata-los. Os anti-carrapatos também são uma boa opção para ajudar a prevenir de qualquer infecção por eles gerada.

Não dê sopa para este problemão!

Os pequeninos infecciosos podem ser um problema sério para qualquer tutor de animais de estimação. É importante que as famílias saibam das medidas necessárias para prevenir e tratar carrapatos em cães, para que dessa forma, a incidência e as mortes por conta dos parasitas abaixem. Agora, depois de ler tudo isso, o tutor não pode, de jeito nenhum, deixar seu cachorrinho exposto a esses malfeitores. Fique sempre de olho na saúde de seu pet contra carrapatos!

Sair da versão mobile