Panorama PetVet

Você conhece alguma dessas curiosidades sobre saúde animal?

Você conhece alguma dessas curiosidades sobre saúde animal?

O mundo dos pets é surpreendente e, às vezes, curioso para quem é leigo. O fato é que o universo ligado à saúde animal revela informações nunca imaginadas. Confira algumas delas,

Diabetes, um dos problemas de saúde animal

Assim como humanos, o diagnóstico de diabetes mellitus é bastante comum em cães e gatos. O organismo dos animais diagnosticados para de produzir insulina ou por deficiência nos receptores do hormônio. A doença neles também é crônica e sem cura, mas tem tratamento com a insulinoterapia, que é a aplicação de insulina juntamente com um manejo adequado e com engajamento do tutor, o que permite ao pet ter uma boa qualidade de vida.

Antes, o tratamento era feito com a insulina humana, mas agora pode ser feito com a insulina veterinária. Já existe no mercado um produto produzido especificamente para os animais, que é diferente da humana, pois promove um pico mais rápido e mais duradouro, conferindo menor chance de crises de hipoglicemia e resistência à medicação, proporcionando um tratamento mais seguro e eficaz. Lembrando que toda troca ou adaptação de insulina no pet deve ser acompanhada por um médico-veterinário, ok?  

Vacinação de peixes

Pelo incrível que pareça, existem vacinas para peixes. Seu tamanho pequeno comparado às agulhas é algo que assusta, porém, a vacinação é realizada sem problemas com o uso de  anestesia injetada no abdômen e diminuindo dores, estresse e movimentação do peixe.

Apesar de pouco falada, a vacinação é importante para a vida dos peixes, sendo muito visada por donos de pisciculturas pare reprodução. Ela age em doenças bacterianas, como a estreptococose, marcada pelo olho inchado e por problemas nutritivos. Assim como na vacina humana, há a possibilidade de contrair a doença mesmo após a vacinação, mas em intensidade menor.

Tecnologia de monitoramento

Não somente na facilidade com a vida humana a tecnologia impactou, mas também em diversas melhorias no dia a dia dos animais domésticos. As inovações conseguem otimizar o uso do tempo, a qualidade da eficiência e o avanço no conhecimento de dados em relação aos pets.

Um exemplo disso é o Animo, um dispositivo colocado na coleira e compatibilizado com aparelhos eletrônicos que permitem a analise de dados de seu cachorro. Foi projetado em Cambridge, no Reino Unido, e tem todas as adaptações para que um cão o carregue para onde for.

A função do monitor é coletar todas as informações necessárias para manter a vida de um pet saudável: registro de atividades, calorias, sono, comportamento e descanso, e tem seu valor registrado a partir de R$ 649.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Sair da versão mobile