Panorama PetVet

O uso recreativo e terapêutico da erva de gato

Erva de gato

A erva de gato é uma planta popular entre os tutores de bichanos e muito apreciada por esses felinos. É oriunda da Europa e se espalhou depois para outros continentes, chegando a países da Ásia e aos Estados Unidos. Conhecida como nepeta canária ou catnip, é uma erva aromática que libera a nepetalactona. Ao ser inalada pelos bichanos, a substância estimula os neurônios sensitivos do animal

O resultado é que para os mais agitados, com energia de sobra, e erva de gato tem  efeitos relaxantes. Já os mais calmos e sedentários são levados a sair da apatia. Eficaz em ambas as condições, basta que o animal tenha contato com ela através do cheiro, toque, lambida ou mesmo ingestão. É o que desperta o instinto predador do gato, levando-o a comportamentos até mesmo bizarros.

Benefícios adicionais da erva de gato

O efeito “narcótico” se traduz no gato em piques de corrida, caça a objetos só visíveis aos próprios olhos, giros no chão em volta de si mesmo e emissão de sons semelhantes aos de uma gata no cio. O “transe” dura, em média, 20 minutos e após esse período de tempo é difícil ao pet resistir a um sono relaxante.

O odor inebriante da erva de gato também proporciona bem-estar físico. Ela pode auxiliar no adestramento e na prevenção da obesidade em gatos com tendência a engordar. A catnip não é tóxica nem causa dependência, mas seu uso deve ser monitorado pelo tutor e ser limitado a duas vezes por semana. Embora não haja contraindicações, o consumo em excesso pode provocar enjoos, vômitos e diarreias, a depender da reação do organismo do animal.

Cultivo caseiro

A erva de gato está disponível em pet shops com apresentações variadas: folhas desidratadas e/ou trituradas, em pó, spray, em formato de ração, em petiscos e também infundida em brinquedos. Uma quantidade mínima da planta é suficiente para deflagrar os efeitos. Ela também é de fácil cultivo e floresce o ano inteiro. É preciso escolher o local adequado para plantá-la, irrigá-la com moderação e adubá-la regularmente.

Sair da versão mobile