A plataforma Sure PetCare é gratuita e, além de ser uma ferramenta para registro do microchip, auxilia o profissional na gestão de pacientes da clínica. Os médicos-veterinários podem registrar os microchips dos cães e gatos e ainda acessar diversas funcionalidades, como encontrar e inserir pets perdidos e fazer o controle de consultas, vacinação, histórico de saúde e lembretes de vacinas e cuidados preventivos. Nela, também é apresentado um dashboard com informações relevantes ao negócio.
“Mais do que um produto, a ideia também é oferecer uma solução inovadora e tecnológica que facilita o acesso às informações e auxilia o veterinário na rotina profissional. Trazer essa iniciativa para ele é uma forma de colocar em prática o cuidado com os pets associado à precisão e facilidade da tecnologia, o que entendemos como Petnologia, além de ajudar a agregar valor ao seu negócio, uma vez que a utilização do serviço pode mostrar ao tutor um serviço diferenciado”, diz Silvana Badra, médica-veterinária e gerente de produto da unidade de negócio pet da MSD Saúde Animal.
Já o microchip, é um produto de acesso veterinário com duas opções disponíveis, o Global Ident 2.1 e o Global Ident XS 1.4. Eles são encapsulados em vidro de alta biocompatibilidade e envolvidos em Parylene-C, um revestimento antimigratório de uso médico e compatível com as normas ISO 11784 e 11785, que determinam certa frequência de funcionamento e a numeração inalterável e exclusiva. Além disso, os acessórios possuem aplicador de fácil manuseio, com trava de segurança e excelente penetração cutânea.
O Global Identi 2.1 tem tamanho de 12 x 2.1 mm, com agulha 12 GA, sendo recomendado para animais de porte grande; e o Global Ident XS 1.4 é tipo mini, com dimensões de 8 x 1.4 mm, com agulha 15 GA, ideal para animais e raças de pequeno porte.
A MSD Saúde Animal oferece duas opções de leitoras de microchips, a GPR+ (Global Pocket Reader Plus) e HomeAgain (Home Scan).
De acordo com Silvana, os tutores estão cada vez mais atentos às soluções para cuidar cada vez melhor dos seus pets, e o veterinário precisa acompanhar o mercado. “O microchip associado à plataforma de registro traz inúmeros benefícios, como a facilidade de encontrar o animal perdido, assegurar o histórico de saúde e identificar quem é o tutor do animal, sem contar que é uma necessidade em viagens internacionais. Por isso, a tendência é que a microchipagem ganhe cada vez mais espaço nesse setor e se integre às rotinas de cuidados que o médico-veterinário proporciona aos seus pacientes”, finaliza.
Fonte: Redação Panorama PetVet