
O Sindan deu início a uma campanha para combater os produtos piratas na saúde animal, intitulada Olhos Abertos. A iniciativa tem como intuito conscientizar consumidores sobre os riscos proporcionados pela compra de medicamentos alvos de contrabando ou falsificação.
“Todo o nosso empenho visa garantir que tutores e produtores tenham total confiança nos medicamentos oferecidos aos seus animais”, destaca o vice-presidente executivo do sindicato, Emilio Salani.
A campanha também contempla um canal de denúncias no site da entidade, para estimular consumidores a apresentar, de forma anônima, acusações ou suspeitas de medicamentos comercializados ilegalmente. O Sindan será responsável por repassar essas informações para as autoridades competentes.
Produtos piratas formam indústria de R$ 290 bilhões
Estimativas da Associação Brasileira de Combate à Falsificação revelam o poder da indústria de produtos piratas, que movimenta cerca de R$ 290 bilhões. Entre os itens mais sujeitos ao comércio ilegal estão medicamentos fabricados com matérias-primas de baixa qualidade, sem comprovação de estudos de bioequivalência e sem o selo de aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Além do impacto negativo para a saúde e o bem-estar dos animais, o consumo desses itens também traz prejuízo aos produtores, devido à perda de produtividade e à baixa qualidade”, complementa Salani.
Fonte: Redação Panorama PetVet