Existe fralda para gato? E em que situações é conveniente usá-la? Esta é uma dúvida com que tutores de bichanos costumam se deparar quando querem proporcionar bem-estar ao pet em algumas circunstâncias. A resposta é sim, mas o acessório deve ser usado apenas em casos específicos – pós-operatório, incontinência urinária e fecal e deficiência física do animal. O uso de fralda em gatos saudáveis não é recomendado pois interfere na qualidade de vida do felino.
Mesmo para o gatinho que necessite usar fralda, o tutor deve tomar cuidado, principalmente com a higiene. Ela deve ser trocada três a quatro vezes ao longo do dia para evitar que o pet sofra com assaduras, problemas de pele e infecções, inconvenientes que podem surgir devido ao contato direto com urina e fezes. E tal como os bebês, é importante higienizar a região íntima gato antes de colocar uma nova fralda.
Modelos de fralda para gato
Há muitas opções de escolha do tipo de fralda para gato. Em pets shops, tutores podem encontrar modelos descartáveis, desenvolvidos especialmente para a anatomia dos felinos. São semelhantes às fraldas de bebê, com adesivos nas laterais, para ajuste correto no abdômen do gato, e perto das coxas. O diferencial é a abertura por onde passa o rabo do pet.
Mas se o tutor preferir, também é possível produzir uma fralda caseira. Basta usar os mesmos materiais de fraldas convencionais de criança, ou seja, um tecido delicado e absorvente e fita crepe. É preciso, porém, cuidado para não prender os pelos do pet na fita e nem apertar demais a barriga do felino.
Tanto as fraldas de pano como as descartáveis têm vantagens e desvantagens. A de tecido é mais apropriada se o gato precisar de bandagens por um longo tempo devido a uma condição médica. Além de ter um custo mais acessível, é ambientalmente mais adequada. A descartável, mais cara, é indicada se o pet de estimação for usá-la apenas por alguns dias.
Incontinência urinária em gatos idosos
A incontinência urinária é mais comum entre os gatos idosos que já não conseguem controlar os músculos da uretra, ocasionando o escape da urina. Já gatinhos filhotes tendem a demorar um pouco a se acostumarem com a caixa de areia, onde fazem suas necessidades. Nesse caso, o uso da fralda por algumas horas em que o tutor não estiver em casa pode ser providencial.
Independente do motivo, convém garantir que o pet esteja relaxado e acolhido na hora de colocar a fralda. Gatos com movimentos limitados, por exemplo, podem oferecer alguma resistência. Podem se debater e até tentar fugir. Um bom artifício é colocar o gato de costas para o tutor, suspender as patas traseiras, posicionar a fralda aberta abaixo do gato, ajustar o rabo na abertura e então prendê-la ao corpo dele.