“A pressão das doenças zoonóticas sobre a população mais vulnerável é proporcional à quantidade de animais nascendo descontroladamente e sem a prática da posse responsável. Quanto mais animais errantes, sem acesso a programas de castração e vacinação, maior o impacto negativo para a comunidade, que fica mais suscetível a zoonoses, e para os animais, que nascem apenas para conhecer o abandono e sofrimento. Nossa nova clínica pretende minimizar isso”, explica Tatiana Sales, presidente e fundadora da ONG.
A clínica de 100 m2 localizada no bairro da Vila Prudente, Zona Leste da cidade, terá capacidade para realizar procedimentos de esterilização em até 30 gatos por dia. A Presidente da ONG conta mais sobre como será a mecânica de atendimento: “Em um primeiro momento mapearemos as comunidades, avaliando o número e a quantidade de espécies que lá vivem, tanto sob responsabilidade de tutores, em lares, quanto nas ruas e vielas. Após esse cadastramento, nossa equipe investirá na educação humanitária, trabalhando na conscientização das famílias, explicando sobre os procedimentos que serão realizados nos animais e colhendo seu consentimento. No dia agendado, os animais são recolhidos em caixa de transporte apropriada e levados pela equipe da ONG até nosso Centro Cirúrgico. Lá, médicos veterinários especializados farão a castração, com técnica minimamente invasiva que dispensa cuidados pós-operatórios intensivos, e protocolo anestésico moderno e seguro, garantindo que os animais não sentirão dor nem desconforto durante e depois da cirurgia. Após seu retorno da anestesia, monitorados os seus sinais clínicos, plenamente acordados e liberados pela equipe de médicos veterinários, serão devolvidos a suas famílias e comunidades – castrados e vacinados, encerrando assim o ciclo de abandono e impactando positivamente no controle de zoonoses”.
Para colocar em prática o projeto, a instituição está com uma campanha de crowdfunding, com recompensas para pessoas físicas e jurídicas que desejem participar. “A responsabilidade socioambiental é, hoje, pauta prioritária dentro das empresas e até mesmo para pessoas físicas” explica Adriana Tschernev, Diretora Executiva da ONG e responsável pela captação de recursos. “Doando para nossa campanha, os apoiadores farão parte de um projeto com impacto mensurável na Saúde Única das comunidades, abarcando o meio ambiente, as pessoas e os animais. Empresas que contribuírem com a cota MASTER, que cobre as despesas de castração de 30 animais, poderão inserir sua comunicação visual no ambiente da clínica e receber relatório detalhado de Impacto Ambiental”, conclui.