
A Pet South America e a Pet Vet 2024 começaram nesta quarta-feira (14 de agosto) com números superlativos. Com a participação de 430 marcas expositoras, os eventos apresentam as últimas tendências e lançamentos de um mercado que deve alcançar R$ 76 bilhões neste ano, segundo levantamento da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB). Caso esse valor seja confirmado, o setor teria representatividade de 0,36% no PIB nacional.
O primeiro dia de evento contou com a presença de importantes players do setor, veterinários, groomers, entidades e especialistas da área. As principais feiras dos segmentos pet e veterinário da América Latina estendem-se até o dia 16 (sexta-feira). Além de palestras de orientação voltada a temas de gestão ou clínicos, os encontros estimulam novas conexões de negócios.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae-SP está presente, oferecendo palestras e painéis, além de destacar 20 expositores selecionados por meio dos projetos de suporte da instituição. “Em 2013, o faturamento do setor pet no Brasil era de R$ 24 bilhões. Em 2023, atingiu R$ 67 bilhões. Esse crescimento destaca o potencial promissor do mercado, tanto para profissionais estabelecidos quanto para novos empreendedores”, afirma Vanessa Lima, gestora estadual da carteira pet do Sebrae-SP, em entrevista ao Panorama PetVet.
Vanessa ressalta que os pequenos empresários ainda são o principal canal de acesso dos consumidores, representando 53% do mercado. “Isso evidencia o grande espaço para crescimento e a importância do pequeno varejista, que se destaca pela proximidade com o cliente”, complementa.
Empresa de alimentos pet inova e chama atenção na Pet South
A Pet South America também funciona como uma vitrine para lançamentos da indústria especializada. A Brazilian Pet Foods, com mais de 30 anos de experiência em alimentos para cães e gatos, apresentou atualizações das marcas Snow Dog e Snow Cat.
“Lançamos produtos premium sem conservantes artificiais, corantes ou aromatizantes. O sucesso tem sido imediato, com intenso movimento em nosso estande e grande interesse pelos nossos produtos. Essas inovações representam um marco para o mercado”, comenta Dorie Zattoni, médica veterinária e supervisora técnica comercial da companhia paranaense.
Já a Hello Meds, com sede em São Paulo e focada na produção de suplementos, estreou na edição deste ano. “Temos grandes expectativas quanto à formação de parcerias comerciais, apresentação de nossos produtos e introdução de inovações que impactam positivamente a vida dos pets”, afirma Giovanni Faragó, diretor de marketing e sócio.
Além das exposições, o primeiro dia da Pet South America e da Pet Vet também marcou o início do Mastergroom, a maior competição de tosa e estética animal do mundo.
A feira apresentou ainda a segunda edição do Pet Creche Summit, voltada para profissionais da área, com debates sobre gestão, aspectos técnicos, saúde e bem-estar.