Panorama PetVet

Pastores belgas: uma linhagem com quatro variedades da raça

pastores belgas

Os pastores belgas são da mesma linhagem dos pastores alemão, holandês e do leste europeu, dos quais são descendentes. E reúnem as qualidades específicas de cada uma delas. Dentro da própria linhagem belga, o Clube do Cão Pastor Belga, criado em 1891, separou os melhores exemplares para reprodução, difundindo a raça e seus quatro tipos existentes: malinois, groenendael, tervueren e laekenois.

As quatro variedades dos pastores belgas

Os pastores belgas diferem entre si em alguns aspectos de cor e pelagem. O malinois é o primeiro resultado da genética belga e o mais popular no Brasil. Encontrado nas cores marrom e bege, os pelos são curtos e a principal característica é a “máscara” preta no rosto. Já o pastor belga groenendael é coberto por uma pelagem totalmente preta, o que o torna inconfundível, com pelos longos e macios.

O tervueren é o mais parecido com o famoso pastor alemão. A pelagem é longa em tons de bege, manchado de preto. E o laekenois tem a cor alaranjada, com manchas no rosto e no rabo, e a pelagem longa e exuberante, levemente ondulada.

O focinho fino e alongado são traços marcantes da aparência dos pastores belgas. De porte médio, eles têm o corpo robusto e esguio, sustentado por uma musculatura forte. As patas longas dão grande agilidade para saltos, o que fazem com leveza. O´peso varia de 20 kg a 30 kg, com altura máxima de 66 cm.

Cães atletas

Os destacados atributos físicos contribuem para que tenham desempenho excelente na prática de esportes, principalmente os que envolvem pulos e velocidade, com potencial para se tornarem cães atletas. Com faro aguçado e versáteis, eles também demonstram habilidade para caça e são usados em operações policiais nos Estados Unidos.

Foi um pastor belga malinois, pastor belga malinois, Yoda, de quatro anos,  que derrubou o fugitivo brasileiro Danilo Cavalcanti, em uma floresta no estado da Pensilvânia, e o segurou até que fosse detido, em setembro passado. Treinado com um cão policial “morde e segura”, capaz de conter uma pessoa até receber a ordem de soltá-la, ele integra uma unidade americana de patrulha de fronteira

O temperamento amigável torna esses cães ótimas opções de pets para se ter em casa. São bastante companheiros, leais e protetores. A fidelidade ao tutor, a quem dedicam total obediência, facilita na hora das atividades. Muito inteligentes, aprendem comandos rapidamente, mas precisam ser estimulados com palavras positivas e sem agressividade. Pouco sociáveis com pessoas desconhecidas e outros animais, convém que sejam adestrados desde filhotes.

Sair da versão mobile