Quando era adolescente, Cleber Santos morou nos arredores da Praça da Sé, na região central de São Paulo. Lá ele conheceu o cachorro Grafit, que o adotou na mesma hora, como ele costuma dizer. Dali em diante, a vida de Cleber mudaria para sempre. Nesse episódio de ‘Bichos na Escuta’, a jornalista Giuliana Girardi conta a história do empreendedor do mercado pet que fatura R$ 1,8 milhão por ano e conheceu o amor pelos animais através do vira-lata Grafit. Consultora do podcast, a veterinária Rita Ericson também participa do episódio. Ouça o podcast completo no player acima.
“Ele me escolheu porque, até então, eu não tinha amor nenhum por animais. Mas quando vi, eu estava literalmente dividindo a minha marmita com ele.”
Cleber decidiu sair da casa da mãe aos 13 anos e viveu por cerca de dois anos e meio na rua, entre o Centro e a cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. O vira-lata Grafit, seu fiel escudeiro nessa época, o acompanhava em todos os bicos que fazia pela cidade. Foi quando começou a trabalhar como auxiliar em uma petshop e se identificou com a área. Em seguida, Cleber se alistou para as Forças Armadas, onde foi designado para cuidar dos cães do Exército e começou a se especializar em adestramento de animais. Hoje ele atende mais de cem cães em sua empresa de adestramento e hospedagem de animais: “Meus filhos e meus cães são tudo para mim. Não consigo ficar um dia sem eles”, ele conta.
Consultora do podcast Bichos na Escuta, a veterinária Rita Ericson explica que os cachorros aprendem diariamente, a todo momento, a partir dos estímulos promovidos por seus tutores. Segundo ela, os cachorros buscam sempre a atenção dos humanos como recompensa de suas ações.
“Desde que o cachorro entra em contato com humanos, ele vive entendendo o que faz que gera determinada reação e o que ele faz que ninguém dá bola e, por isso, ele não vai repetir, porque o cachorro sempre quer atenção”, ela afirma.
Fonte: G1