Apesar de poder ser algo simples, não deixe passar batido, viu? O olho do gato lacrimejando pode ser o sinal de várias problemas, desde doenças oculares a reações alérgicas.
O segredo para momentos como esse é prestar atenção. Neste texto, vamos dar um panorama geral sobre alguns motivos que fazem os olhos dos gatos lacrimejarem e o que fazer nesta situação. Mas, lembre-se, algumas vezes, apenas o veterinário poderá analisar o caso com exatidão.
Olho do gato lacrimejando pode indicar coisas diferentes
Antes de arrancar os cabelos e correr para o vet porque o olho do gato está lacrimejando, é importante intender a diferença entre lubrificação e lacrimação.
Lembra que dissemos que os olhos do gato lacrimejarem não é exatamente normal? Então, a lubrificação é. Esse é um mecanismo do organismo dos bichanos para manter o globo ocular limpo, protegido e lubrificado.
Agora, se são realmente lágrimas nos olhos do seu amigo, é necessária uma investigação mais cuidadosa, pois algo não vai bem com a vista dele. Como já adiantamos, esse é um sintoma que pode indicar, desde problemas simples, a casos mais complexos.
O olho do gato pode lacrimejar por causa de:
- Alergia
- Cisco ou algum outro corpo estranho no olho
- Clamídia ocular felina
- Conjuntivite
- Gripe
- Obstrução do canal lacrimal
- Úlcera de córnea
- Uveíte
Então, o que fazer?
Outra coisa que já adiantamos aqui nesse texto é que o olho do gato lacrimejando não precisa ser motivo de desespero. O melhor é se acalmar, analisar a situação e, se necessário, levar seu bichinho ao veterinário.
Em primeiro lugar, é muito importante destacar uma coisa aqui: está terminantemente proibido aplicar colírios ou receitas caseira nos olhos do seu filho ou filha de quatro patas. Isso porque, caso não seja o produto correto, você pode acabar piorando a situação. Sabe quem pode te dizer qual é esse produto certo? O veterinário.
Agora, vamos te ensinar a analisar cada caso:
- É importante observar detalhes como a cor da lágrima e a presença ou não de remela. Esses sinais podem dar uma boa ideia do quadro que acomete o gatinho
- Fique atento a outros sintomas. É importante saber se, além do olho lacrimejando, o seu animalzinho apresenta algo mais, como falta de apetite ou espirros
- Outro ponto de atenção é a duração da lacrimação. Se o quadro durar mais de uma hora, é imprescindível uma consulta ao veterinário, pois casos mais simples, como o de ciscos no olho, costumam se resolver sozinhos e em no máximo uma hora
Além do vet, soro fisiológico é seu único aliado
Devido aos diferentes possíveis motivos para o olho do gato estar lacrimejando, é muito perigoso agir por conta própria. Apesar de não ser um tratamento, limpar os olhinhos dele com soro fisiológico pode ajudar a aliviar o incômodo. Por isso, pode usar o soro, mas não se esqueça de consultar o veterinário para um diagnóstico assertivo.
Fonte: Redação Panorama PetVet