Panorama PetVet

O encanto e o exotismo do gato caracal

gato caracal

O gato caracal é uma espécie selvagem de médio porte que vive em savanas, florestas e desertos da África e Ásia. Com pernas longas e aparência esguia, mede cerca de 75 centímetros de altura e  tem consistentes 20kg de peso. Usado para a caça, é o mais rápido dos gatos africanos. Predador oportunista, consegue abater gazelas, avestruzes e até pequenos antílopes. A patas traseiras permitem que salte até 3 metros de altura.

Gato caracal doméstico preserva características do ancestral selvagem

Como pet de estimação, o gato caracal surgiu de forma inusitada na Rússia, em 1998. Foi o resultado de um acidente no zoológico de Moscou onde um caracal selvagem cruzou com um gato doméstico. O primeiro exemplar, porém, foi sacrificado por ser considerado fora dos padrões estéticos da raça. Mas pesquisadores então se deram conta do potencial e se dedicaram ao desenvolvimento de um felino híbrido, mantendo as características físicas de seu ancestral, porém mais adaptável à vida doméstica.

O resultado se configurou em um animal de porte menor do que o gato caracal original, atingindo altura média de 45 cm e peso por volta dos 13 kg. As orelhas longas e pontiagudas, com pontas pretas, são a marca registrada. A pelagem é curta, densa e sedosa, apresentando cores que variam entre tons de canela e marrom. Esse padrão pode vir acompanhado de manchas brancas no peito e na barriga, ou até mesmo listras laranja.

Estímulos e dieta rica em proteínas

É um pet encantador por seu exotismo que atrai a atenção de quem deseja tê-lo em casa. O olhar selvagem indica sua natureza mais reservada e independente, principalmente quando ainda não foi domesticado totalmente. Antes de adotá-lo, é útil saber que esse animal é diferente de seus pares de raças domésticas. Precisa de mais espaço para se movimentar e muitos estímulos.

A ênfase em atividades físicas evita que ele se torne ansioso e apresente comportamento destrutivo. Por exemplo, ele não se contentará apenas com um arranhador ou  caçando bolinhas para se divertir. A genética de gato selvagem o leva a explorar locais abertos em busca de aventuras. A alimentação é outro aspecto importante. A dieta deve ser rica em proteínas e incluir carne, semelhante à de seu ascendente silvestre.

Cuidados

O gato caracal também é mais avesso ao contato com os humanos do que outras raças. Mas se socializado adequadamente desde filhote, a interação com a família e pessoas estranhas pode se tonar mais positiva, proporcionando um convívio mais prazeroso com o animal de estimação. É uma questão polêmica porque há muitos acreditam que esses gatos devem ser mantidos em seu habitat, onde podem viver livremente, de acordo com seus instintos naturais.

Enfim, antes de tomar a decisão por um exemplar do caracal, é prudente ouvir a opinião de um veterinário especializado em grandes felinos e se informar junto a tutores que já tenham experiência com raça. Quem vier a adotá-lo deverá estar preparado para essa responsabilidade. Tempo, paciência e recursos suficientes são as premissas para garantir o bem-estar do animal

Sair da versão mobile