Panorama PetVet

Meu gato é macho ou fêmea?

gato é macho ou fêmea

Uma dúvida bastante comum de quem adota um bichano é descobrir se o gato é macho ou fêmea. Se ao ler esse texto, você está fazendo cara de interrogação como esse gato, saiba que o sexo do filhote pode ser uma tarefa difícil tanto para tutores de primeira viagem quanto para os mais experientes. Diferente de cães nos quais o órgão sexual é evidente, nos gatos é preciso observar acuradamente as partes íntimas.

Como descobrir se o gato é macho ou fêmea?

A dificuldade reside no fato de que as características dos gatos recém-nascidos são semelhantes e a genitália demora a aparecer. Existem, porém, algumas dicas para descobrir se o pet é macho ou fêmea ainda que ele seja muito novinho. Seguem algumas delas:

Distância entre o ânus e o órgão genital – nas fêmeas a distância é pequena e não passa de 1 cm, já que são bem próximos.  No caso dos machos, a distância é um pouco maior, de 3 cm. Se ainda assim, não conseguir descobrir, basta ao tutor medir com cuidado para não ferir o animal.

Características do órgão genital – nos machos, a abertura tem o formato arredondado, mas os órgãos genitais são cobertos de pelo. Isso pode atrapalhar a ‘’investigação’’, mas se o tutor observar detalhadamente e, ao mesmo tempo, apalpar o animal delicadamente é possível descobrir a diferença. Em gatos adultos não castrados é possível ver a bolsa escrotal com a presença de testículos.

Nas gatas abertura é vertical e os órgãos genitais compreendem apenas o ânus, que costuma ficar localizado bem abaixo da cauda, e a vulva apresenta uma ranhura na vertical. Em último caso, o mais acertado mesmo é procurar um veterinário.

A afirmação que se ouve muito por aí de que gato de três cores é sempre fêmea, de fato, tem fundamento.  Segundo especialistas, a cor do pelo está associada ao cromossomo X (feminino). Como as gatas têm dois desses cromossomos (XX), há mais possibilidades de cores.  Os machos carregam apenas um cromossomo X (XY). Por isso, não há exemplares de gatos com três cores, exceto em casos de anomalia genética.

Sair da versão mobile