Indústrias veterinárias têm baixo engajamento digital

Estudo inédito analisa perfis de seguidores e publicações do setor de saúde animal na web

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MAIORES INDÚSTRIAS VETERINÁRIAS
Foto: Canva

Algumas indústrias veterinárias do país colecionam respeitáveis números financeiros. Em compensação, terminaram 2024 com indicadores preocupantes quando o assunto é o engajamento digital do setor. É o que aponta um estudo inédito da consultoria Zeeng, especializada no monitoramento online de marcas, ao qual o Panorama PetVet teve acesso exclusivo.

A pesquisa avalia o posicionamento das fabricantes de saúde animal em relação à inserção de notícias espontâneas na internet e à interação com seus respectivos seguidores nas redes sociais. Cada um desses dois quesitos tem peso cinco, totalizando notas de zero a dez. O levantamento diz respeito ao engajamento médio gerado ao longo do ano.

A análise considerou algumas indústrias veterinárias no mercado pet brasileiro. As detentoras dos dois maiores escores –  MSD Saúde Animal e Vetoquinol – sequer chegaram a cinco pontos.

Engajamento digital das indústrias veterinárias

(pontuação geral + notas por notícias espontâneas e interação em redes sociais, respectivamente)

MAIORES INDÚSTRIAS VETERINÁRIAS
Fonte: Zeeng

Para Eduardo Prange, CEO da Zeeng, os dados relativos às notícias revelam um importante gargalo setorial. “Considerando o patamar de um setor que não para de crescer e ainda pensando na preocupação cada vez maior dos tutores em relação a cuidados com os pets, as marcas perdem uma grande oportunidade de exposição orgânica positiva”, argumenta.

Indústrias veterinárias e seus ativos sociais

Juntas, as indústrias veterinárias somam 1,33 milhão de seguidores nas mídias sociais, embora haja discrepâncias no estudo por empresa. A Elanco, dona do maior ativo digital, reúne cerca de 500 mil fãs, enquanto a divisão de saúde animal da Boehringer Ingelheim tem somente 67 mil.

Total de seguidores nas redes sociais

(em mil seguidores)

MAIORES INDÚSTRIAS VETERINÁRIAS
Fonte: Zeeng

MSD (4,13) e Elanco (3,53) são as mais bem ranqueadas e apresentam uma característica comum. Ambas registram uma audiência e uma atuação mais equilibrada por tipo de mídia, levando em conta Facebook, Instagram e YouTube.

Apesar de ter um número geral de seguidores relativamente baixo – 160k – a MSD totaliza 64 mil fãs tanto no Facebook como no Instagram. Já no YouTube, conta com 36 mil, 20k a mais em relação à segunda colocada Elanco. “A diversidade de usuários em diferentes redes vem sendo vista como fator preponderante para as marcas melhorarem seus posicionamentos”, acredita Prange.

O especialista aponta outro aspecto interessante. Segundo a plataforma Statista, o Facebook ocupa a terceira posição entre as redes sociais mais acessadas no Brasil, atrás do WhatsApp e do Instagram. No entanto, é nessa plataforma que se concentra a maior parte dos seguidores das indústrias veterinárias. “E essa mídia ainda concentra a maior parte das postagens, mesmo com o Instagram sendo responsável pelas 30 publicações com maior engajamento, boa parte dedicada a lançamentos e dicas para a saúde animal”, acrescenta.

No Instagram, a MSD Saúde Animal é a mais ativa em volume de postagens no ano (328), seguida pela Zoetis (180), Elanco (158), Boehringer Ingelheim (131), Virbac (86) e Vetoquinol (63).

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