Panorama PetVet

Como identificar e lidar com a ansiedade do cachorro

ansiedade do cachorro

Não é novidade que os cães são animais emocionalmente sensíveis, reagindo de forma exagerada a mudanças de rotina. Quando isso acontece, eles tendem a desenvolver estresse, medo, dor e até mesmo solidão. A ansiedade do cachorro pode surgir de várias formas, como comportamento agressivo, vocalização excessiva, destruição de objetos, agitação e isolamento.

É fundamental que os donos de cães saibam como identificar e lidar com a ansiedade dos cachorros para que possam oferecer ao seu bicho de estimação o melhor bem-estar possível. Algumas dicas eficazes podem ajudar os tutores de cães a reconhecer e tratar as crises de seus amiguinhos.

Vamos falar sobre ansiedade?

A ansiedade é o sentimento de medo e preocupação em relação a algo desconhecido ou a uma situação em que a pessoa não tem total controle. É uma reação de incerteza e preocupação no ar, um temor real, mas sem razão. Embora os cães não compreendam completamente as emoções humanas, eles podem sentir, e os sinais podem ser notados quando o animal entra em pânico após um evento desconhecido.

As crises de ansiedade do cachorro são normais e faz parte do processo de aprendizado. Se torna problemático quando o comportamento do peludinho é marcado pelo medo excessivo.

Como identificar os sinais de ansiedade do cachorro?

Os sinais mais comuns de ansiedade do cachorro são entonações excessivas, comportamento agressivo, destruição de objetos, agitação, isolamento, relutância em sair de casa e até mesmo riscos à saúde física ou psicológica. Por essa razão, é importante que os donos fiquem atentos as atitudes do animal de estimação.

Identificando a origem do problema

Muitas vezes, os sintomas de ansiedade podem ser confundidos com outras condições e, portanto, é importante identificar a origem do problema. Avalie o histórico e o comportamento do cão para entender a motivação do distúrbio. Faça uma análise de como ele responde às mudanças de rotina ou aos novos estímulos, pois isso pode ajudar a identificar causas particulares de ansiedade.

Como lidar com a ansiedade?

Uma vez identificada a causa da ansiedade, existem maneiras de lidar com o problema. É possível reduzir o estresse do cão e ajudá-lo a se acalmar por meio de exercícios regulares, brincadeiras, treinamento, carinho, afeto e muita paciência.

Além disso, os tutores também podem recorrer a medicamentos prescritos por um veterinário para tratar a ansiedade do cão. Esses medicamentos podem ser usados enquanto ele desenvolve novas habilidades para lidar com situações estressantes.

Também é possível ajudar os cães por meio de terapias, como acupuntura, ioga e massagem. Essas alternativas ajudam os pets a relaxar e a se acalmar quando estão com excessos de emoções.

Não basta só tratar a ansiedade, é preciso prevenir o problema. Os tutores devem ter em mente que nenhum animal deve ser submetido a um estresse desnecessário, evitando situações que possam estimular a ansiedade, como exposição a sons altos, intenso calor ou calor extremo, mudanças bruscas na rotina, isolamento e afastamento de outros membros da família.

A ansiedade é um problema comum nos cães que pode ser controlada. Os proprietários devem estar atentos aos sinais de ansiedade apresentados e buscar ajuda de um veterinário para conter as emoções do cachorro e proporcionar bem-estar para o amiguinho.

Sair da versão mobile