Panorama PetVet

Gatos têm mais predisposição a doenças renais?

Doenças renais
Foto: Freepik

Sim, é verdade que os gatos têm mais predisposição a doenças renais do que os cães.

Em entrevista ao portal Metrópoles, a médica veterinária Camila Ribeiro explicou que os felinos são suscetíveis a desenvolver problemas no trato urinário como um todo, especialmente nos rins. Ao longo dos períodos de seca enfrentados em algumas regiões do Brasil, essa predisposição é acentuada devido à maior tendência à desidratação.

Dessa forma, cálculos urinários e a insuficiência renal crônica estão entre os problemas de saúde mais comuns nos gatinhos.

Por que ocorre as doenças renais nos gatos?

Isso acontece porque os bichanos possuem uma quantidade menor de néfrons em comparação com os cachorros. “Esses néfrons são as unidades básicas do rim responsáveis pela filtração e regulação de fluidos no organismo”, afirma a veterinária.

 Ainda para o Metrópoles, a médica veterinária Hellen Felix Mendonça afirmou que a desidratação dos felinos é especialmente prejudicial para a saúde deles, comprometendo as funções do organismo fomo um todo.

A doença renal crônica não tem cura e é progressiva e, segundo Hellen, isso diminui a qualidade de vida do animal, que pode desenvolver doenças como anemia, gastrite, pressão alta, úlceras na boca.

Vale lembrar ainda que essa predisposição é mais comum em gatos idosos. Por isso, as veterinárias recomendam incentivar uma hidratação adequada para manter a saúde renal dos pets em dia.

Dicas para fazer seu gato beber água

Sachês e patês

Esses tipos de alimentos são saborosos e possuem água em sua composição. Escolha marcas com baixa quantidade de sódio e fósforo.

Instalar fontes de água

Se você quer que seu pet beba água por livre e espontânea vontade, invista em pelo menos uma fonte. Ao ouvir o barulho de água corrente, o bichano ficará curioso.

Para estimular a hidratação ainda mais, coloque pedrinhas de gelo na água, especialmente quando o clima estiver seco.

Sair da versão mobile