Panorama PetVet

Gato ragdoll: colinho e chamego para relaxar

gato ragdoll

O gato ragdoll tem uma característica que o difere dos felinos de outras raças. Ele gosta mesmo é de ficar aninhado no colo do tutor, relaxado e calmo. Esse comportamento serviu de inspiração para o nome da raça, boneca de pano, em português. A personalidade dócil e companheira também contribuiu para que se tornasse popular em todo o mundo.

A origem do gato ragdoll remonta aos anos 60. Foi quando a norte-americana Ann Baker fez o registro da raça, em 1965, ao perceber que sua gata Josephine, um ragdoll branco, tinha o hábito recorrente de se jogar em seus braços. E ali permaneceria por horas, se fosse possível. Estima-se que os descendentes de Josephine tenham sido uma mistura das raças burmês, angorá e sagrado da Birmânia.

O espírito canino do gato ragdoll

O apegado gato ragdoll adora estar perto da família, interagir com crianças e não estranha pessoas desconhecidas. O contato mais próximo com os humanos, porém, faz dele um pet não recomendado para quem passa a maior parte do tempo fora de casa. É um pet que não gosta de solidão e precisa de atenção diária, sob o risco de comprometer a saúde mental e o bem-estar do bichano.

Muitas pessoas atribuem a ele, inclusive, um espírito canino, devido ao fato de ser extrovertido, brincalhão e pouco territorialista, ao contrário de seus pares de outras raças. É também inteligente e fácil de adestrar porque aprende comandos com facilidade. O tutor pode  ensiná-lo a pegar uma bolinha e dar a patinha mediante a técnica do reforço positivo.

Corpo esguio e pelagem felpuda

O gato ragdoll tem com características físicas o corpo comprido e esguio. O porte é grande: os machos podem pesar de 7 kg a 10 kg, e as fêmeas têm peso variando de 4,5kg a 7kg. A pelagem felpuda e apresenta em uma grande variedade de cores – castanho quase preto, cinza azulado, chocolate (castanho claro a escuro), lilás, vermelho creme.

Os padrões dos pelos também são diversos. Vão do chamado color point, no qual as cores básicas são acentuadas nas extremidades –  rosto, pata, caudas e orelhas;  o mitted, quando o branco aparece em uma dessas pontas; e o bicolor, no qual o rosto tem duas cores distintas.

Raça demora a crescer

De tamanho longo e volumosa, a pelagem precisa de um pouco mais da atenção do tutor. Deve ser escovada diariamente para evitar a formação de bolas de pelo e remover os fios mortos. Já os banhos nãos precisam ser frequentes.

É um gato com pouca propensão a problemas de saúde, porém, com tendência à obesidade. A alimentação deve incluir uma ração de qualidade. Esse cuidado é essencial porque é uma raça cujo desenvolvimento é lento, ou seja, o pet demora mais para crescer. .Embora seja um gato indicado para apartamentos, é sempre  importante começar desde filhote a vermifugação e a proteção contra pulgas e carrapatos.

Sair da versão mobile