Panorama PetVet

Festas de fim de ano: atenção na hora de hospedar seu pet

hospedar seu pet
Foto: Freepik

Vai viajar neste final de ano e não sabe onde hospedar seu pet? Para Richardson Zago, adestrador e sócio fundador do Patinhas Urbanas, conjunto de hotel e creche, esse serviço garante um ambiente familiar e confortável para os animais de estimação, além de ser uma oportunidade de oferecer ao bichinho atividades recreativas e cuidados especiais.

“Aqui no Patinhas Urbanas, os hóspedes são incentivados a brincar e socializar durante o dia com os alunos do Day Care, garantindo que gastem energia suficiente para terem noites tranquilas após um dia repleto de diversão”, explica.

O profissional conta ainda que tirar o pet da rotina, ou seja, de estar em casa, familiarizado com seus acessórios, para ir viajar, faz com que ele enfrente a perda desse ambiente acolhedor.

“Para minimizar o impacto e facilitar uma adaptação mais rápida, é importante realizar uma preparação adequada e inseri-lo, gradualmente, nesse novo ambiente. Por isso, faça o teste de adaptação do pet antes da hospedagem. Isso cria uma transição menos traumática”, pondera o sócio do Patinhas Urbanas.

Por que hospedar seu pet?

Adaptação

Nos hotéis, os animais podem se sentir em casa, pois recebem cuidados personalizados e monitorados.

Atividades recreativas

Os pets têm acesso às atividades do Day Care, responsáveis por estimular interação com outros animais.

Atualizações para o tutor

Em alguns momentos do dia, o tutor recebe atualizações com fotos e vídeos do bichinho.

Sem sensação de abandono

É realizado uma pré-adaptação para os animais se sentirem acolhidos no local que vão ficar. “O objetivo é permitir que ele desenvolva gradualmente sensações positivas em relação a esse cenário. Uma vez familiarizado, ele pode ir embora. Se retornar para uma segunda visita, já terá memórias positivas da experiência anterior. Caso notemos alguma dificuldade na socialização, incentivamos mais visitas, construindo uma associação positiva com o local”, afirma Zago.

Proteção em dias de festa

Durante as festividades, a estratégia de Zago é minimizar o impacto dos fogos de artifício, associando-os a momentos de brincadeira para que o cão não perceba os barulhos. “A ideia é ter um ambiente tão descontraído que o cão nem perceba os barulhos das comemorações. Já para garantir um sono tranquilo à noite, preparamos um espaço fechado equipado com televisão, músicas de relaxamento e cromoterapia. Se mesmo assim o pet estiver aflito, ele é mantido ao lado dos monitores”, comenta.

Atenção com a saúde

A administração de medicamentos e cuidados contínuos, como alergias e restrições alimentares, são garantidos, mesmo em meio às festas.

O hotel ideal para o animal de estimação

Zago enfatiza que antes de escolher o hotel ideal ao seu pet, é importante avaliar quais os serviços são oferecidos. “Recomendo aplicar a mesma lógica quando escolho o meu próximo destino de férias: se aprecio praia, campo, se gosto de me hospedar na casa de parentes ou em um hotel. Afinal, as férias só são válidas se unem boa experiência, memórias agradáveis e segurança”, finaliza.

 

 

 

 

Sair da versão mobile