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Estudo avalia grandes pet shops nas redes sociais

pet shops nas redes sociais
Foto: Freepik

Um novo estudo da Zeeng revela o desempenho dos grandes pet shops nas redes sociais. A plataforma, especializada no monitoramento de empresas e produtos no ambiente digital, analisou a presença online de quatro grandes marcas – Petz, Cobasi, Petlove e Petland Brasil.

Atualmente, essas empresas figuram entre as maiores do setor pet no país. A Petz opera com 262 lojas físicas, enquanto a Cobasi conta com 240 unidades. Nativa digital, a Petlove soma cerca de 10 milhões de visitas mensais, considerando site e apps, além de gerenciar 11 lojas. Por fim, a Petland Brasil, rede norte-americana, contabiliza 365 PDVs – sendo 132 franquias e 140 afiliadas que operam sob sua marca, mas sem usar o nome Petland.

A Zeeng avalia as marcas com notas de 0 a 10, baseada base em dois critérios: engajamento em publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e presença orgânica em notícias (negativas e positivas). Nesse ranking, a Cobasi lidera com escore de 7,52, seguida da Petlove (5,62), Petz (4,55) e Petland Brasil (3,31). Entre 16 de março e 13 de abril de 2025, as quatro marcas juntas veicularam 120 conteúdos nas três plataformas. A média foi de 17 postagens no Instagram, seis no YouTube e cinco no Facebook, reforçando o Instagram como o canal prioritário para as empresas do setor.

O levantamento também examinou o volume de publicações das marcas nas redes. No Facebook, das 23 postagens, 12 foram da Petz. No Instagram, a Cobasi respondeu por 25 das 68 publicações. A exposição no YouTube também teve o predomínio da Cobasi, com 13 inserções, sendo 26 vídeos no total. A Petland não teve presença no Facebook e no YouTube durante o período analisado. Já a Petlove não realizou publicações no Facebook.

Entre os grandes pet shops nas redes sociais, Petlove domina Instagram

A presença dos grandes pet shops nas redes sociais está mais concentrada no Instagram. Nessa mídia, a Petlove detém um ativo social de 1,5 milhão de seguidores. Completam o ranking a Petz (890 mil), Cobasi (670 mil) e Petland Brasil (110 mil).

“Essa é uma rede social onde conseguimos ter uma troca mais próxima com os petlovers, identificar as nossas comunidades e testar formatos diversos de conteúdos”, conta André Romeiro, CMO da Petlove, ao Panorama PetVet. Ele explica que, em cada mídia, a marca utiliza materiais diferentes, mas sempre alinhados com o objetivo de marca. “Essa personalização nos permite uma aproximação com o público, justamente para entregar o que eles querem ver da Petlove”, acrescenta.

No Facebook, a liderança é da Petz, com 1,5 milhão de seguidores. A Petlove tem 1,1 milhão, seguida pela Cobasi, com 620 mil e, novamente por último, a Petland Brasil, com 69 mil. No YouTube, o número de seguidores é consideravelmente menor. A Petz e a Cobasi têm 280 mil cada, depois aparece a Petlove com 260 mil e a Petland Brasil com 2,8 mil. No total, as quatro marcas somam 7,3 milhões de seguidores, um crescimento de 12,3% em relação a junho de 2024, quando o total era de 6,5 milhões.

Ativo social das gigantes do varejo pet
(total de seguidores nas redes sociais em milhões)

Total de seguidores das marcas somando Instagram, Facebook e YouTube | Fonte: Zeeng

Os conteúdos com mais curtidas

Entre os seis posts com maior engajamento, três são da Cobasi. O destaque vai para a publicação de 26 de março de 2025, no Instagram, em formato de carrossel.

A ação promocional/interativa conquistou 4,25 mil curtidas e mais de 8,5 mil comentários. O segundo maior sucesso foi um vídeo da Cobasi publicado em 18 de dezembro, também no Instagram. O post teve mais de 8,8 mil curtidas e 153 comentários, promovendo a plataforma Minha Loja Cobasi, com dicas para gerar renda extra sem sair de casa.

A Petz aparece com dois posts no ranking, e a Petlove com um. A Petland ficou na 11ª posição, com um carrossel no Instagram publicado em 28 de março, que mostrava um cãozinho e a chegada do outono. O post teve 92 curtidas e oito comentários.

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