Desde que foi lançada, no fim de 2021, a plataforma já conta com mais de 300 veterinários parceiros. Esse corpo de profissionais atende mais de 20 especialidades, inclusive em áreas pouco trabalhadas com os pets, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia e oncologia. A startup deve ultrapassar R$ 500 mil em faturamento e atingir uma carteira de mais de 5 mil tutores cadastrados em 2023.
A ideia de criar o serviço de telemedicina partiu da médica veterinária e COO da Dr Mep, Gabriela Lima, que sentiu na pele a falta de uma assistência remota durante a pandemia da Covid-19.
“Trata-se de uma oportunidade para os veterinários monetizarem um serviço que já era feito por meio do WhatsApp, mas agora com um sistema que organiza a sua rotina de atendimento”, explica. O veterinário fica com 70% do valor que ele escolhe praticar dentro da plataforma.
Plataforma de telemedicina B2B e B2C
A Dr Mep atua em dois segmentos. “No B2B, nosso foco é oferecer a tecnologia para clínicas que querem disponibilizar esse serviço aos tutores e também para os veterinários da base deles, que passam a contar com uma clínica personalizada dentro da plataforma”, afirma Nathália Lubini, CEO da Dr. Mep.
Já a frente de B2C é voltada para veterinários autônomos que não têm uma clínica ou um ambiente físico fixo. O cadastro na plataforma é gratuito e a oferta vai desde soluções de telemonitoramento de animais com necessidades específicas até aqueles saudáveis, mas cuja família precisa se ausentar em situações pontuais.
“Para o próximo ano, nossa meta é alcançar todas as regiões do Brasil e partir para a internacionalização da marca, beneficiando veterinários que atendem de forma autônoma em outros países e players que queiram utilizar a tecnologia para ofertar a telemedicina aos seus clientes”, ressalta Nathália.
Vantagens da telemedicina
Dentro da plataforma, o tutor geralmente escolhe o veterinário pela especialidade, disponibilidade de agenda e valor da consulta. Os atendimentos mais comuns estão relacionados a atestado de vacinação e protocolo vacinal, telemonitoramento de pacientes com convulsão ou cardiopatia e orientação em relação à adoção.
“Uma das vantagens da telemedicina é a possibilidade de promover uma interconsulta entre dois veterinários para discutir algum caso específico. Além disso, a consulta remota ajuda a interferir em decisões que promovem o atendimento mais eficaz, mostrando aos tutores os marcadores de adoecimento para que eles consigam perceber quando o animal não está bem”, pontua Gabriela.
Na teleconsulta, quando o veterinário percebe que o pet precisa de um atendimento físico, ele consegue encaminhar o tutor para uma clínica próxima de sua residência. Para isso, a Dr Mep iniciou a prospecção de parcerias com cerca de 80 clínicas e hospitais.
Outro benefício da consulta remota é a possibilidade de o veterinário observar o ambiente onde o animal convive, muitas vezes fundamental para fechar um diagnóstico. “Em algumas áreas da medicina veterinária, sobretudo para felinos e animais exóticos, o ambiente chega a representar 70% da consulta. Muitas doenças estão relacionadas ao habitat e ao local de permanência do pet”, explica Gabriela.
Suporte da Capri Venture
Para chegar a esse nível de maturidade, a empresa contou com suporte da Capri Venture Builder. O apoio abrange desde o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, passando pelas ações de marketing, processos administrativos, setor comercial, até a construção de um networking com investidores que buscam oportunidades em pet techs.
“Em um momento de grandes transformações sociais, a telemedicina veterinária vem claramente crescendo e trazendo mais possibilidades de satisfazer demandas diversas, com tratamento adequado e sem grandes custos. Um novo nicho de mercado é criado e, a partir de agora, novas ofertas e possibilidades devem surgir de forma acelerada. Com a democratização do acesso aos serviços veterinários, o segmento tende a crescer inicialmente em torno de 14%”, diz Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture Builder.
Fonte: Redação Panorama PetVet