Panorama PetVet

Dogo argentino, um hermano dócil e companheiro

Dogo argentino

O dogo argentino é uma raça desenvolvida com a intenção inicial de ser um cão de caça rápido, forte e com faro apurado. Para atingir esse objetivo, o idealizador da raça deu início a um processo de cruzamento entre cães das raças dogue alemão, buldogue inglês, boxer, bull terrier, mastiff entre outros.

O dogo argentino como o conhecemos hoje, além de ser um excelente cão de guarda, servindo em operações policiais e militares, também é muito adotado por quem está à procura de pets companheiros e leais. O temperamento dócil e afetuoso em nada lembra a antiga função como caçador de pumas e javalis na América Latina.

Robustez e resistência física do dogo argentino

O dogo argentino é um cão de médio a grande porte, com uma pelagem curta e branca.  Esses cães também tendem a ser robustos e musculosos com uma cabeça larga e um focinho curto. Ele chega a pesar de 36 kg a 45 kg e a altura varia entre 60 cm e 68 cm. Esses atributos físicos conferem força e resistência ao animal. O comportamento decidido e corajoso é outra característica do dogo argentino.

A aparência séria às vezes chega a intimidar mas, na verdade, esconde uma personalidade calma e tranquila. O tutor pode ficar tranquilo pois seu pet dispensará total dedicação em relação à proteção da família que o acolheu. Inteligente e sociável, o dogo argentino aprende com facilidade e também interage bem com as pessoas ao seu redor.

A sensibilidade aflorada é outro traço do animal. Nesse ponto, o adestramento positivo é a melhor maneira de treinar um cão da raça para que ele assimile mais rapidamente dos comandos. Evitar punições e castigos fará com que ele seja mais receptivo às atividades propostas e corresponda melhor às expectativas.

Cuidado com pele alva e propensão à obesidade

Como todo animal de grande porte, o dogo argentino precisa gastar energia para combater a tendência à obesidade. Exercícios físicos e passeios diários contribuem para que se mantenha saudável. As atividades ao ar livre são as ideais já que ele precisa de bastante espaço para correr, pular e brincar. Assim, é recomendável o uso de protetores solares específico para cães. A pele branca e os pelos curtos não conferem a proteção suficiente contra a incidência de raios solares.

O dogo argentino é geralmente uma raça saudável, mas pode herdar condições de saúde específicas. Doenças de pele, problemas de articulação, glaucoma e catarata são alguns dos males que podem acometer o animal. É importante garantir que eles recebam um acompanhamento veterinário regular para detectar precocemente qualquer problema de saúde.

Sair da versão mobile