
A indústria de medicamentos veterinários Dechra investiu R$ 21 milhões para expandir seu complexo em Londrina (PR). A planta, única da farmacêutica na América Latina, teve sua área ampliada de 10.367 m² para 12.035 m². O objetivo é incrementar em 10% a capacidade fabril e encerrar 2025 com 4,95 milhões de unidades produzidas. O aporte também contempla a aquisição de equipamentos de última geração.
A farmacêutica de bandeira britânica iniciou operações em 1997. Hoje ocupa a 7ª posição no ranking global de farmacêuticas de saúde animal, com portfólio para pets, equinos, suínos e bovinos. Desde 2018 atua no Brasil, onde mantém 79 SKUs e prevê faturamento de R$ 202 milhões neste ano.
A linha para animais de companhia reúne imunizantes contra raiva, soros hiperimunes e medicamentos destinados a áreas como dermatologia e endocrinologia – nesta última categoria, produz o líder de mercado Vetoryl. Outros carros-chefes são o Osurnia, para o tratamento da otite; e o antipulgas Invicto.
Dechra amplia fábrica e reforça Brasil como hub de exportação
A convite da Dechra, o Panorama PetVet acompanhou a apresentação das novas instalações, cuja construção envolveu 190 profissionais. “Com essa estrutura, esperamos aprimorar a eficiência operacional e o processo que envolve a realização de testes de qualidade ainda mais rígidos dos novos medicamentos”, frisa Álvaro Negrisoli, diretor de produção, durante coletiva de imprensa.
Diretor de marketing da Dechra para a América do Sul, Alessandro Orsolini ressalta que a ampliação permite internalizar atividades que até então eram terceirizadas. Além de absorver a ampliação da demanda interna, a planta reforçará o Brasil como polo de exportação para a América Latina. “É um passo estratégico para inovações futuras”, acrescenta.
Indústria de saúde animal mantém sete plantas ao redor do mundo
André Paleari, diretor da Dechra para a América do Sul, complementa que 80% dos produtos comercializados no Brasil são fabricados localmente. Além da unidade de Londrina, a multinacional possui outras seis plantas industriais espalhadas pelo mundo, sendo duas nos Estados Unidos e as demais no Reino Unido, Austrália, Croácia e Holanda. “E para expandir a fábrica no país, demandamos 350 horas de capacitação com a intenção de preparar 40 colaboradores para os novos equipamentos e processos”, reforça.
“Trata-se de um mercado emergente que oferece mais oportunidades do que centros já estáveis. Nosso objetivo é trazer cada vez mais soluções e benefícios para tutores e médicos veterinários”, complementa o diretor internacional Giles Coley.
Dechra Fundação: 1997; desde 2018 no Brasil Unidade fabril no Brasil: Londrina (PR) Faturamento: 800 milhões de libras em 2023 Segmentos de negócios: bovinos, equinos, animais de companhia e suínos Produtos comercializados no Brasil: 4,5 milhões de unidades em 2024 |