
Assim que um filhote de cachorro nasce, o habitual é que ele permaneça junto da mãe. Mas em que momento deve ocorrer a intervenção humana na higiene do animalzinho? O recomendado é que o primeiro banho no filhote de cão seja realizado somente após ele ter recebido todas as vacinas iniciais.
O filhote precisa de três doses da vacina V10 e uma dose da antirrábica antes de tomar o primeiro banho. A primeira dose da V10 é aplicada aos 45 dias de vida, com intervalos de 28 dias para a segunda e terceira doses. Assim, o primeiro banho só pode ser dado após pouco mais de três meses.
A vacina V10 protege contra doenças como cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospira. A vacina antirrábica, aplicada anualmente, protege contra o vírus da raiva.
Por que o filhote de cachorro não pode tomar banho antes das vacinas?
O cãozinho fica vulnerável a doenças se tomar banho sem estar imunizado. Se o filhote estiver sujo, algumas alternativas são:
- “Banho de gato”: limpar o pet com pano umedecido.
- Banho a seco: ajuda na higienização sem comprometer a saúde do bichinho. O produto deve ser específico para filhotes e pode ser encontrado em pet shops.
Checklist de cuidados na hora do banho do seu filhote
- A água deve ser morna, não muito fria ou quente;
- Use apenas produtos de higiene específicos para cachorros;
- Evite jogar água diretamente na cabeça do cão. Use uma toalha úmida para limpar o rosto e as orelhas;
- Seja gentil e vá devagar, observando a reação do pet. Alguns se acostumam rapidamente, outros podem se estressar;
- Se o cão ficar muito estressado, interrompa o banho, acalme-o e tente novamente outro dia;
- Durante o banho, aproveite para limpar os ouvidos (sem ir fundo no canal auditivo) e escovar os dentes do filhote com produtos específicos;
- Banhos muito frequentes ou muito raros são prejudiciais. Para cães de pelo curto, a frequência ideal é a cada 15 dias no verão e a cada 30 dias no inverno. Para cães de pelo longo, a cada 15 dias em qualquer estação.
Antes de dar banho em seu pet, peça orientação ao médico veterinário de confiança.