
Já são 154 mil veterinários no Brasil, é o que aponta o mais recente balanço do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Apesar do número em constante crescimento, a demanda segue alta e sem sinal de desaceleração. As informações são do OPT Clean.
Uma das explicações para essa crescente demanda é o número de animais domésticos, que avançou principalmente durante a pandemia e segue se expandindo.
O Brasil já detém a terceira maior população pet do mundo.
CFMV quer controlar número de veterinários no Brasil?
Apesar da demanda crescente, o Conselho parece querer controlar o número de veterinários no Brasil, uma vez que pediu a suspensão de novos cursos na área. A informação foi confirmada pela presidente da entidade, Ana Elisa Almeida, em entrevista para o jornal A Tarde, da Bahia, só que não é bem assim..
Segundo a executiva, a proliferação desenfreada de novas graduações sem o cumprimento de requisitos mínimos de qualidade é um desafio para todos os cursos da área da saúde e evitar esses cursos mal formulados seria o real objetivo.
“Entre 2018 e 2021, o MEC recebeu 40 projetos pedagógicos de cursos de graduação em medicina veterinária pertencentes a instituições privadas. Nossa comissão de educação avaliou esses cursos e nenhum deles têm as mínimas condições de funcionamento”, relata.