Panorama PetVet

Conheça as doenças de cachorro mais comuns

doenças de cachorro

Um bom tutor precisa estar atento à saúde do seu animal de estimação. As doenças de cachorro são variadas, podendo ser divididas em hereditárias, infecciosas, comportamentais e traumáticas. É importante conhecer quais são as mais comuns entre os cães, seus sintomas e tratamentos, para que tenham uma atenção especial caso o seu bichinho apresente alguma condição incomum.

Doenças hereditárias

As doenças de cachorro hereditárias são aquelas passadas de geração em geração, geralmente através da linha de sangue de um cão. Elas são muito comuns em cachorros, e os donos devem estar cientes de qualquer problema de saúde que seus bichinhos possam ter. Se encaixam nessa classe, a displasia de quadril, displasia de cotovelo, epilepsia, artrite e ataxia de episódica.

Displasia de quadril

A displasia de quadril é uma doença hereditária que pode ser transmitida de cães pais para filhotes. O problema é causado pela malformação dos ossos das articulações do quadril, o que causa dor e limitação do movimento. Os sintomas mais comuns são letargia, dificuldade de andar, correr e dificuldade de correr em escadas. O tratamento varia de acordo com o grau dela, indo desde fisioterapia, medicamentos para dor e até cirurgias.

Displasia de Cotovelo

Já a displasia de cotovelo é outra condição hereditária comum nos animais. Ela também é causada pela malformação articular dos cotovelos, provocando dor e limitação dos movimentos. Os animais costumam apresentar sinais que incluem andar de lado, dificuldade de levantar e andar, dor e inchaço nas articulações. Nesses casos, o veterinário pode prescrever medicamentos, fisioterapia e cirurgia.

Epilepsia

A epilepsia é hereditária que oferece episódios de convulsões epilépticas. As manifestações, mas recorrentes são: períodos de letargia, falta de atenção, salivação excessiva, movimentos incontroláveis ​​e perda de consciência. O tratamento envolve medicamentos anticonvulsivantes, mas também pode incluir terapia comportamental.

Artrite

A artrite é uma das principais causas de dor e limitações de movimentos nos cães. Ela é comum em cachorros mais velhos que tendem a ter dificuldade de andar, de levantar, dificuldade de executar exercícios e até mesmo falta de apetite. De modo geral, para tratar a artrite o especialista prescreve medicamentos, fisioterapia e exercícios que auxiliam no controle da dor.

Ataxia Episódica

A ataxia episódica é caracterizada por períodos de desorientação, desequilíbrio e incontinência. O procedimento clínico une medicamentos e em alguns casos,

suplementação de vitaminas.

Doenças Infecciosas

As doenças infecciosas são aquelas provocadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Elas podem ser transmitidas rapidamente e geralmente são contagiosas, entre ela, a cinomose, parvovírus, leptospirose, rabia, tosse do canil e giardíase.

Cinomose

A cinomose é uma infecção causada por um vírus e altamente contagiosa. Pode ser transmitida através do contato direto com outros cães ou através do ar. Os sintomas incluem febre, tosse, diarreia, vômito, desidratação e sonolência. O tratamento é feito com medicamentos antivirais, mas o naimal pode precisar de hidratação ou suporte nutricional.

Parvovírus

O parvovírus é contagioso e causa diarreia grave em cães. Também pode desencadear casos de vômito, letargia, falta de apetite e febre. Os medicamentos, suporte nutricional, hidratação e medicamentos para o controle da dor são as melhores forma de controlar a doença.

Leptospirose

A leptospirose é motivada por uma bactéria e normalmente é transmitida por água, alimentos contaminados ou através do contato com animais infectados. Os animais podem ter diarreia, vômito, febre, letargia e dificuldade de andar. O tratamento com antibiótico é a forma mais indicada para conter o vírus.

Rabia

A rabia é uma doença infecciosa fatal causada por um vírus transmitido através da mordida de um animal enfermo. Cachorros nessas condições ficam apresentam agressividade, salivação excessiva, hiperatividade, depressão, paralisia e sonolência. O tratamento envolve o uso de vacinas para prevenção e também medicamentos para o controle dos sintomas.

Tosse do canil

A tosse do canil é uma infecção contagiosa que promove tosses secas e persistentes em cães. Os sintomas são: tosse, espirros, congestão nasal e falta de apetite. O tratamento une medicamentos para controle da tosse da dor, além de suporte nutricional.

Giardíase

A giardíase é uma infecção parasitária que causa diarreia e vômito. Os sintomas também incluem perda de apetite, letargia, inchaço abdominal e perda de peso. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários, dieta adequada, suplementação nutricional e hidratação.

Como você pôde ver, existem muitas doenças de cachorro que podem afetar o seu amiguinho. É muito importante ficar atento aos sinais de alerta para que os problemas de saúde possam ser tratados de forma eficaz, e assim garantir qualidade de vida do seu animal de estimação.

Sair da versão mobile