
A chegada de um gato é um momento de muita alegria e expectativa. Um bom planejamento é essencial para garantir que o gatinho tenha uma experiência agradável nos primeiros dias na nova casa. Pensando nisso, a médica veterinária e gerente de produto da unidade de animais de companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba, listou algumas orientações para receber o pet da melhor forma possível.
Como se preparar para a chegada de um gato em casa
Respeite o comportamento do felino
Os gatos gostam de interagir com as pessoas, mas com moderação. Eles preferem realizar algumas atividades sozinhos, como se alimentar e se limpar.
Reserve um cômodo para ambientalização
Para o pet se sentir confortável e seguro, separe um cômodo tranquilo para ele, especialmente enquanto se adapta à nova casa. O local deve ser enriquecido com casinhas, tocas, caixa de areia, comida, água e alguns brinquedos. Distribua os itens em outros pontos da casa conforme o animal for se adaptando
Considere o uso de feromônios sintéticos
Para ajudar na adaptação, opte por utilizar feromônios sintéticos que transmitem ao gatinho a sensação de conforto e segurança. Tiba recomenda ligar o difusor dois dias antes da chegada do pet e mantê-lo por pelo menos 30 dias, assim o ambiente será mais acolhedor e pet se acostumará mais fácil com a mudança.
Cuidados na sociabilização
Os gatos são animais que gostam de rotina e são apegados ao seu território, por isso, mudanças bruscas ou exposições a novos estímulos podem causar estresse. Assim, a sociabilização deve ser gradual.
Arranhar é um ato natural
Arranhar é um comportamento natural dos felinos, onde eles aparam as unhas, marcam território e aliviam o estresse. Para evitar que arranhem móveis e objetos, ofereça arranhadores desde filhote e ensine-o a usá-lo.
Invista em uma caixa de areia
Outro item que garante o bem-estar felino é a caixa de areia, local apropriado para o animal de estimação fazer suas necessidades fisiológicas. A caixa deve ser grande o suficiente para que o gato consiga se virar e cavar e deve ser posicionada em locais acessíveis, mas longe de potes de comida e água, promovendo a higiene.
Prepare cantinhos de descanso
Os bichanos, principalmente filhotes, precisam de um bom tempo de descanso e podem dormir por mais de 12 horas por dia. Dessa forma, crie espaços seguros e confortáveis, como prateleiras, topo do arranhador, tocas e tendas.
Segurança do pet
Gatos são naturalmente curiosos e, por isso, é dever do tutor adotar medidas de segurança em casa, como manter os produtos de limpeza e objetos cortantes fora de alcance. Além disso, não deixar ter acesso fácil à rua e instalar telas de proteção nas janelas e varandas, prevenindo acidentes.
Brinque com o bichano
Os felinos adoram brincar. Alguns brinquedos como varinhas com penas, pompons e bolinhas são excelentes para entretê-los. Veja outras brincadeiras:
- Na água: coloque um pouco de água em uma vasilha e insira uma bolinha ou barquinho de papel. Brinque com o gato empurrando o objeto sobre a água.
- Jogo de caça: encha uma caixa de papelão com bolas de papel e jogue um rato de brinquedo dentro. O gato poderá “caçar” o brinquedo, como se estivesse caçando na natureza.
- Capture se puder: construa um avião de papel e desafie o gato a pegá-lo enquanto ele voa.