Panorama PetVet

Como prevenir doenças renais em cães e gatos

doenças renais em cães e gatos

As doenças renais em cães e gatos exigem atenção redobrada dos tutores. Silenciosas, elas podem estar presentes há muito tempo antes de serem diagnosticada e são muito comuns entre esses pets.

De acordo com especialistas um a cada três gatos e um a cada dez cachorros podem desenvolver algum problema renal ao longo da vida. Os sintomas nos pets são variados e entre os mais recorrentes estão consumo excessivo de água, emagrecimento, perda de apetite, hálito forte, urina mais clara do que o normal, urina com sangue, diarreia e vômito. Em condições mais graves, o pet apresentar úlcera na boca e desidratação.

Confira dicas valiosas de como prevenir doenças renais em cães e gatos

Os gatos dormem mais durante as estações mais frias e, assim, comem e bebem menos água nesses períodos. Para manter o peso e a hidratação dos bichanos, forneça alimentos úmidos.

Os felinos também podem se divertir com a brincadeira de pegar a bolinha. Varetas com uma bolinha de guizo na ponta são boas opções. Dê preferência às bolas menores pare que o gato consiga mordê-las e carregá-las.

Uma dica para escolher a ração adequada é considerar, antes da compra, as características do animal de estimação – idade, nível de atividade física, condições de saúde e se é castrado ou não.

Algumas raças de cães e gatos têm mais tendência a apresentarem doenças renais, geralmente durante a transição da fase adulta para a idosa. Então à medida que os animais envelhecem, os tutores precisam dispensar mais atenção aos seus pets.

Entre os cães, as principais raças são: beagle, cocker, lhasa apso, maltês, pastor alemão, poodle, dachshund, pinscher, shih-tzu e schnauzer. Entre os gatos, a incidência de doenças renais é maior nas raças abissínio, angorá,  azul russo, birmanês, maine coon, persa e siamês.

Sair da versão mobile