Se você tem um cachorro, já percebeu que assim como os humanos, eles têm momentos que ficam mais quietos. A tristeza canina é uma emoção comum, sendo necessário estar atento para evitar a depressão em seu animalzinho de estimação.
A tristeza canina pode ser provocada por vários fatores: mudança de rotina, de ambiente, doenças, entre outros. Fique atento aos sinais manifestados pelo seu cachorro para que as medidas sejam imediatas.
Sinais de tristeza em cães
Os sinais mais comuns de tristeza em cães incluem ansiedade, incompatibilidade social, apatia, perda de apetite, letargia, perda de energia e falta de interesse nas brincadeiras.
Quando ele fica triste é comum se afastar do dono, ele prefere ficar em locais escuros, passa mais tempo deitado, come menos e praticamente não mexe. Se você notar esses sinais em seu cachorro, precisa tomar providências antes que evolua para um quadro mais complicado.
Causas da tristeza canina
Existem algumas causas comuns da tristeza em cães, como mudança de casa, alteração na rotina, doenças, estresse e ansiedade.
Muitas vezes, o cão pode estar triste devido à falta de apoio social ou ao afastamento do tutor. Isso geralmente acontece quando o dono fica fora de casa por longos períodos. Outra causa comum é a perda de algum membro da família.
Quando o cão está envelhecendo, pode ser difícil para ele aceitar novas rotinas e adaptar-se às mudanças. Por esse motivo, às vezes, é necessário dar a eles um pouco mais de atenção.
Como lidar com a tristeza canina?
Existem algumas formas de lidar com a tristeza canina. É importante que o dono mantenha o animal saudável e lhe ofereça amor e carinho.
Primeiro, procure por sinais de tristeza e quando reconhecer, tente entender o motivo. Caso seja alguma doença, leve-o a um médico veterinário para verificar.
A segunda forma de lidar com a tristeza do seu cachorro é oferecer-lhe alguns brinquedos e presentes. Uma dica é estimular o seu instinto de caça que ajuda a reduzir o estresse.
Tente passar mais tempo com o seu cão, estimulando o seu interesse e carinho. Faça caminhadas, brincadeiras e dê muito carinho. Quando seu cão estiver de bom humor, recompense-o com um petisco e muito amor.
Lidar com a tristeza canina pode ser desafiador, mas não é impossível. Reconhecer os sinais e tratá-los é a melhor forma de proporcionar ao seu amigão uma vida cheia de amor e alegria. Tenha tempo de qualidade com o dog e faça várias atividades que estimulem a sua alegria.