
O Natal e o Ano Novo são períodos de celebração e união, e não há razão para deixar seu amigo de quatro patas de fora dessas festas. Muitas pessoas consideram seus animais de estimação parte da família, e inclui-los nas celebrações é uma maneira de mostrar carinho. Pensando nisso, a médica-veterinária e gerente de produtos da Pet Nutrition, Bruna Isabel Tanabe, compartilhou ao Estado de Minas dicas para que os pets também possam aproveitar as festas de fim de ano.
Dicas de como incluir os pets nas festas de fim de ano
Aposte numa decoração pet friendly
É importante que adapte a decoração para torná-la segura ao animal. Evite enfeites pequenos e pontiagudos e escolha itens mais robustos. Também certifique-se de que a árvore esteja bem fixada para evitar acidentes.
Crie um espaço seguro
Prepare um local onde o pet possa se refugiar caso se sentir fique inseguro ou estressado. Nesse espaço, coloque os brinquedos, almofadas, água e comida. E deixe o acesso livre para que o animal possa transitar sempre que quiser.
Apresente os convidados ao pet
Se pensa em realizar festas em casa, lembre-se de que muitos animais se sentem desconfortáveis com aglomeração, barulhos e fogos de artifício. Por isso, apresente os convidados ao pet gradativamente, evitando que se assuste e respeitando o tempo de adaptação para que se sinta seguro e tranquilo. Saiba como proteger seu pet com medo de fogos clicando aqui.
Presenteie o bichinho
Também é válido inclui-lo até mesmo no amigo secreto. Prepare uma surpresa especial, como um brinquedo novo ou um petisco.
Evite oferecer alimentos da ceia
É natural que os peludos fiquem curiosos e interessados nos alimentos da ceia, mas evite oferecer comidas típicas, pois podem representar perigo ao pet. Alimentos como chocolate, uvas, cebola, alho e passas são tóxicos aos animais.