Panorama PetVet

Como escolher a melhor ração para pets

ração para pets

Quem é tutor de pet sabe o quão é difícil a tarefa de encontrar uma ração que agrade os peludinhos e ainda por cima, ofereça a nutrição necessária aos bichinhos. Com a diversidade de alimentos que o pet shop fornece, fica complicado escolher a melhor opção. Mesmo, sendo um saco avaliar rótulos, esse passo é fundamental para assegurar que é o mais adequado para a idade, tamanho, peso, pelo e saúde do seu amiguinho. Pensando e ajudar em meio a tantas possibilidades, separamos algumas dicas essenciais e que vão te deixar seguro ao comprar ração para pets.

Idade importa na hora de escolher a ração?

Esse é o passo mais importante na hora de definir a melhor ração, escolha pela idade do seu cãozinho, pois a composição nutricional segue a suplementação necessária para cada fase do pet.  No caso de um filhote que não consegue produzir o DHA, que é um ácido graxo presente no ômega 3, a alimentação necessariamente precisa desse ativo, juntamente com a cálcio e fósforo, que são importantes para o desenvolvimento cognitivo e fortalecimento dos ossos.

Um dog adulto precisa uma alimentação mais focada na prevenção de doenças e saúde geral, pois ele já não demanda tanta energia como um filhote, mas uma alternativa rica em ingredientes antioxidantes e que atuem no fortalecimento das articulações. A ração precisa menos calórica para ajudar na manutenção da massa magra.

Na fase idosa, os peludinhos têm algumas funções afetadas e a dentição é uma delas, que acaba ficando mais fragilizada. Com isso, os tamanhos dos grãos e a maciez contam e muito nesse momento mais delicado. A velhice deixa os pets amais suscetíveis a doença e a tabela nutricional é indispensável para deixá-los mais saudáveis, e a taurina é um excelente aliado para a visão e coração. Apostar em rações que contenham mais fibras, vitaminas e minerais assegura longevidade e o bom funcionamento do metabolismo dos cães.

Qual a diferença da ração premium e super premium?

Basicamente a diferença está na qualidade dos ingredientes, a categoria premium é produzida a base de corantes, palatabilizantes e conservantes, enquanto a composição do super premium, não tem corantes e os conservantes são naturais. Vale entender que o consumo dessas substâncias pode comprometer o funcionamento dos rins e até provocar tumores.

A ração para pets super premium tem uma vantagem em relação a proteína, que é 100% de origem animal, melhorando a digestão e absorção dos nutrientes, além de aumentar a saciedade. Por isso, as porções devem ser em quantidade pequena.

Lembre-se que antes de escolher entre a premium e super premium, deve-se levar em consideração o porte do cachorro. Um animal de porte pequeno necessita de mais proteínas e gorduras, devido ao metabolismo acelerado. Pets de médio e grande porte, precisam de uma dieta mais equilibrada com nutrientes que não comprometam o peso.

Como devo conservar a ração do meu pet?

A conservação é importante para manter a qualidade nutricional da ração para pets. Evite deixar exposto ao sol e calor, manter em local arejado ajuda na preservação de possíveis bactérias. A melhor maneira e deixar em um ambiente fresco, sem muita luminosidade e com a embalagem bem lacrada.  Outra forma de armazenamento é no pote, desde que esteja bem vedado e fique esteja atento a validade.

Rações especiais, quando usar?

Alguns pets exigem uma alimentação mais diferenciada, por condições de saúde, como a alergia por exemplo. Basta visitar a seção de rações especiais, que são compostas por ingredientes selecionados e naturais.

O ideal é buscar uma orientação do veterinário para saber qual a melhor fórmula para o seu cachorrinho e garantir que o peludinho tenha acesso a todos os nutrientes e se manter saudável.

Sair da versão mobile