Panorama PetVet

Centro de distribuição da VetBR amplia operações em SP

centro de distribuição da VetBR
O CEO Antonio Machado Fontes: divisão pet já representa 50% dos negócios. Foto: Divulgação VetBR

O centro de distribuição da VetBR, situado em São Bernardo do Campo (SP), ficará mais encorpado. O objetivo é absorver a crescente demanda da atacadista especializada em produtos para saúde animal.

Com quase três anos de operações, o CD passa de 2.300 m² para 4.175 m², uma expansão de 80% da área disponível. As posições de paletes aumentaram de 1.500 para 2.200. O complexo também permitirá a redução do tempo transcorrido entre compra, armazenamento, expedição e entrega. Ao todo, a distribuidora tem 1.500 SKUs e em torno de 120 marcas, incluindo a divisão de animais de estimação – que já responde por 50% do volume de negócios.

Segundo Antonio Fontes Machado, CEO da VetBR, a expansão do CD está alinhada ao aumento da quantidade de fornecedores e de parcerias que a empresa vem conquistando nos últimos anos. “A ampliação também possibilita novos negócios e melhora a sinergia entre as equipes operacional, comercial e administrativa”, ressalta. O novo espaço tem, ainda, um amplo auditório, que pode acomodar os treinamentos que a empresa oferece para o time de colaboradores e os fornecedores.

Centro de distribuição da VetBR é estratégia para ganhar escala

O centro de distribuição da VetBR é um dos nove mantidos pela atacadista. A empresa ainda atua em Minas Gerais (Perdões e Contagem), São Paulo (Bragança Paulista), Espírito Santo (Cariacica), Mato Grosso (Cuiabá), Goiás (Goiânia), Distrito Federal e Ceará (Maracanaú). “A localização desses centros logísticos é estratégica, já que nos pontos onde estão permitem que a empresa opere em praticamente todas as regiões do país”, acrescenta Machado.

Desde que recebeu investimentos da Aqua Capital, maior gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio da América Latina, a VetBR tem se posicionado em pontos estratégicos para obter ganhos com o crescimento em escala.

O investimento no segmento pet começou ainda em 2017, quando a empresa fez três movimentos. Ela fechou parceria de distribuição com a Farmina, empresa de alimentos pet, adquiriu a Alfa Distribuidora, de Minas Gerais, e, em seguida, comprou a Inove, do Espírito Santo. O apetite por aquisições continuou em 2019 com a compra da Gretha, com forte atuação no Estado de São Paulo, e a Vetlíder, de Goiás.

A distribuidora apostou ainda na diversificação dos canais de venda. Os clientes da VetBR, incluindo clínicas veterinárias e pet shops, podem adquirir todos os produtos por meio de televendas, e-commerce e da plataforma online VetBR ON.

Com apenas três cliques, clientes de todo Brasil têm acesso a uma lista de produtos personalizada pelo WhatsApp. Mas, apesar da facilidade da tecnologia, os clientes contam com a assessoria contínua do time de consultores da VetBR, formado por especialistas como veterinários e zootecnistas.

“Também fizemos um upgrade na ferramenta para contornar a barreira geográfica das grandes distâncias do território nacional, além de colocá-la em contato com os milhares de estabelecimentos pets”, afirma Fontes.

Sair da versão mobile