Panorama PetVet

Cachorro pode comer ovo?

Cachorro pode comer ovo

Meu cachorro pode comer ovo?  Saiba que adicionar ovo à dieta do cachorro pode ser uma boa maneira de fornecer a ele proteína de qualidade. No entanto, é importante tomar as medidas necessárias para garantir que o ovo seja consumido da maneira certa, de modo a evitar qualquer problema de saúde. O ovo é um ótimo alimento para cães. Contém proteínas, vitaminas e minerais essenciais de que precisam.

O alimento é rico em fósforo, selênio, cálcio, vitaminas A e do complexo B, D e E. As proteínas são facilmente digeridas pelo animal. Além da  gordura  ser saudável, a substância triptofano contida nele ajuda a manter os pets mais calmos pois reduz a irritabilidade e ansiedade.

Cachorro pode comer ovo como complemento alimentar

Como se pode notar, a lista de benefícios é grande, mas o tutor deve se lembrar que o ovo não deve ser o ingrediente principal da dieta, e sim, complementar. Dessa forma, é necessário um equilíbrio entre a quantidade e a frequência com que é oferecido ao cão. O ideal é que o PET consuma uma unidade duas a três vezes por semana. E dependendo do tamanho, corte-o pela metade. Para os filhotes, meio ovo por semana é suficiente.

Ao decidir incluir o ovo no cardápio canino, convém fazê-lo de forma gradual. O peludo deve ser acostumar aos poucos com o novo sabor e o sistema digestivo do animal precisa estar preparado para digeri-lo. O modo de preparo também é importante. Se optar pelo ovo cozido, espere que ele esfrie. Se não quiser dar apenas o ovo, uma dica é amassá-lo e misturá-lo à ração, o que a deixará mais palatável.

Os deliciosos ovos mexidos também podem ser consumidos pelo pet. Mas tome cuidado com temperos – sal, pimenta, cebola e alho contêm substâncias tóxicas para o pet – e não adicione óleo. Um pouco de água na frigideira antiaderente permite que se faça uma mistura consistente e saudável.

Quanto ao ovo cru, o mais seguro é evitá-lo. Como não passa por fonte de calor, há o risco do cão ser infectado pela bactéria Salmonella. Ela causa problemas gastrointestinais e pode ser fatal. Mas, desde que se saiba a procedência do produto, não há problema porque a forma crua é a que mais facilita a digestão.

Casca de ovo contém cálcio

Um dos mais completos alimentos, do ovo se aproveita também a casca. Ela representa um ótimo complemento alimentar para animais que precisam de cálcio e deve ser servida em forma de farinha misturada à ração. Já a clara é mais apropriada para filhotes com tendência à obesidade, para os quais o ovo integral é proibitivo.

Com tantos benefícios, o ovo só não é recomendado, no entanto, para cães, tais como filhotes, propensos a ganhar peso. Embora seja uma gordura saudável, com baixo nível de colesterol ruim, é bastante calórico. Esse aspecto eleva o risco de doenças cardíacas. E aos que sofrem de insuficiência renal, o fósforo contido no alimento pode acarretar problemas mais graves.

Em todo caso, consultar o veterinário de confiança é o que de mais acertado o tutor pode fazer antes de introduzir novos ingredientes no prato do peludo. O especialista saberá orientar de forma precisa o que é melhor e mais adequado para a saúde e o bem-estar do pet.

Sair da versão mobile