As orelhas compridas, que podem chegar a 20cm, e os olhos caídos são as principais características do cachorro basset, o que o tornou uma das raças mais famosas e populares do mundo. Original da França, o nome basset vem do vocábulo ‘’bas’’ ou anão, por causa de suas pernas curtas. De porte médio, ele pesa de 18 kg a 30 kg, com altura de 58cm a 68 cm. O corpo alongado e o andar rebolativo guardam semelhança com os da raça dachshund, apelidado de salsicha.
É um cachorro do grupo de raças sabujas, ou hound, denominação típica de cães de caça, o que faz dele um cão de caça anão. A raça foi criada para capturar presas de pequeno porte, como lebres e coelhos. É um cão farejador por causa do corpo próximo ao chão, resultado do cruzamento com o cão de Santo Humberto, detentor do título de faro mais aguçado do mundo.
Raça do cachorro basset foi aprimorada na Inglaterra
O cachorro basset hound, como é conhecido hoje, foi aprimorado na Inglaterra, na década de 1870, pelas mãos de Everett Millais, considerado o pai da raça em seu país. Ele fez alguns experimentos em seu próprio canil de onde surgiram os primeiros cães puros da raça, resultando em exemplares maiores do que os franceses.
O pelo curto e liso repele água e sujeira e a pelagem geralmente se apresenta nas cores preto, branco e marrom (tricolor) ou marrom e branco (bicolor). Ela é densa o suficiente para protegê-lo de todos os tipos de clima. O pelo do basset hound tem um cheiro único, que pode ou não agradar aos que estão a sua volta. Caso o tutor se enquadre no segundo grupo, banhos quinzenais no pet ajudam a minimizar o problema, mas o cheiro nunca se dissipará completamente.
Tranquilo e divertido, basset não gosta da solidão
A aparência confere ao basset uma falsa impressão de tristeza. Mas na verdade trata-se de um cão parceiro, tranquilo e divertido. Ele não gosta de ficar sozinho e convive bem com outros cães e animais de estimação, como gatos. Tutores que têm crianças em casa, podem ficar tranquilos. O basset hound é bastante amigável com elas e permite todo tipo de brincadeiras. Atenção somente para não deixá-las montar sobre o pet, cujos problemas de coluna são comuns à raça.
Cachorros da raça basset são preguiçosos e adoram ficar no colo ou deitado em sua caminha durante um longo tempo. No entanto, como é uma raça com tendência à obesidade é necessário que o tutor realize exercícios leves com o animal para evitar sobrepeso. O ideal são passeios diários, mas se isso não for possível, manter um espaço para ele se divertir é uma opção.
Instinto de cão de guarda
Exímios vigilantes, são excelentes farejadores – as narinas têm 20 milhões de receptores – e portanto, estimular essa característica do animal pode ser ótimo para o físico e mente dele. Dentre dois ou três cheiros diferentes, os bassetitas têm a capacidade de separar aquele que é do seu interesse para rastreá-lo. O instinto de cão de guarda também os leva a latir quando percebem algum tipo de perigo ou escutam um barulho estranho.
A estrutura anatômica baixa e comprida, associada ao peso, exige atenção especial à coluna cervical, torácica e lombar. São comuns à raça casos de espondilose (bico de papagaio) ou hérnias de disco intervertebral. Outro cuidado a ser observado é não deixar entrar água nos ouvidos. As orelhas pendulares restringem a aeração no conduto auditivo, dificultando a evaporação de líquidos, o que pode acarretar inflamações.